Wall Street acelera à boleia da Fed

  • ECO
  • 16 Março 2017

Os principais índices da bolsa de Nova Iorque continuam a valorizar, impulsionados pela subida da taxa de juro da Fed.

Reina o entusiasmo entre os investidores. No dia seguinte ao anúncio oficial da Reserva Federal de subir as taxas de juro dos EUA para o intervalo entre 0,75% e 1%, as bolsas estão a valorizar. Aquela que é a terceira subida dos juros pela Fed numa década, e a primeira das três que chegarão ao longo deste ano, levou os investidores a apostarem nos ativos de maior risco.

O Dow Jones abriu a subir 0,12% para os 20.975,53 pontos, num dia em que o crude continua a subida do fundo do poço a que chegou na semana passada. O WTI está a valorizar 0,37% em Nova Iorque e já chega aos 49,04 dólares por barril, e o Brent sobe 0,35% em Londres e alcança os 51,99 dólares por barril.

O índice tecnológico Nasdaq também abriu no verde, a subir 0,13% para os 5.907,92 pontos. As ações da Apple, da Alphabet e do Facebook foram algumas das que registaram as maiores valorizações, num ano que, até ao momento, está a ser marcado pelo avanço das cotadas tecnológicas: a Apple segue a valorizar 0,06% para os 140,55 dólares, a Alphabet (antiga Google) cresce 0,16% para os 869,76 dólares e o Facebook sobe 0,34% para os 140 dólares.

O índice geral S&P 500 tem a maior subida dos três grandes, e a melhor das duas últimas semanas, com um acréscimo de 0,84% que o faz chegar aos 2.385,26 pontos. A nível internacional, o Stoxx 600 espelhou a bolsa de Nova Iorque, apresentando também uma subida mais acentuada, de 0,64%, para os 377,49 pontos.

Embora o dólar tenha começado por reagir de forma negativa ao anúncio da Fed, já que o banco central não vai acelerar a retirada dos estímulos monetários, como muitos investidores pensavam, a moeda está agora a recuperar. Como explicaram os analistas da XTB, “elevadas taxas de juros são positivas para a moeda porque os investidores parqueiam o seu dinheiro para receber juros mais elevados. Por isso, uma subida das taxas de juro poderá levar a uma apreciação da moeda”. E isso concretizou-se. No início desta sessão, o dólar norte-americano estava a valorizar 0,06% para os 0,93 euros.

De referir que o Presidente Donald Trump volta hoje a discursar para o povo norte-americano. As vezes anteriores em que o fez não trouxeram grandes novidades, com o chefe de estado a preferir reforçar os pontos em que já vem a martelar desde o princípio da campanha. Desta vez, pelo contrário, Trump deverá dar a conhecer as primeiras linhas orientadores do Orçamento de Estado para o próximo ano. O certo, para já, é que vai pedir um aumento do capital dispensado ao setor da defesa. Os investidores vão estar de ouvidos postos nessa e noutras declarações que o presidente fizer hoje, que podem voltar a dar um impulso extra à economia do país, como já chegou a acontecer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street acelera à boleia da Fed

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião