Wall Street afunda mais de 1% na pior sessão do ano

Receios em relação a eventuais atrasos no plano de estímulo fiscal prometido por Donald Trump provoca pressão vendedora nas bolsas norte-americanas.

Foi a pior sessão do ano em Wall Street. Depois do intenso rally que as bolsas norte-americanas protagonizaram desde as eleições norte-americanas, os investidores receiam agora que alguns dos planos prometidos pela administração Trump registe alguns atrasos, nomeadamente a baixa de impostos às empresas.

Neste cenário, o S&P 500 afundou 1,24% para 2.342,38 pontos, registando a pior sessão desde setembro de 2016. Acompanhando as perdas do índice de referência mundial, também o tecnológico Nasdaq e o industrial Dow Jones cederam 1,14% e 1,83%, respetivamente.

Em termos setoriais, o mais penalizado foi o setor financeiro. Os bancos foram os que mais beneficiaram com as perspetivas de subida dos juros da Reserva Federal norte-americana e com atrasos nos planos que visam estimular a economia norte-americana o banco central pode também não vir a aumentar as taxas conforme previa.

Assim, o Bank of America viu as ações afundar quase 6% para 23,02 dólares. Os títulos do Morgan Stanley derraparam 4,33% para 42,66 dólares, num dia negativo para todo o setor financeiro.

“Houve o feeling de que a Fed iria ser possivelmente mais conservadora na última semana. Isso não aconteceu”, referiu Mark Kepner, da Themis Trading, citado pela Reuters. “Isso retira um pouco de margem para taxas de juro mais elevadas que os bancos querem”, disse ainda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street afunda mais de 1% na pior sessão do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião