5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados
Arranca esta segunda-feira a emissão de OTRV com um prémio de 1,9%. No mesmo dia, a Direção-geral do Orçamento atualiza a execução orçamental de fevereiro. BCE faz ponto de situação da banca europeia.
Pontos de interesse por cá: a emissão das Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV) que arranca hoje até ao próximo dia 7 de abril e a atualização da execução orçamental relativa a fevereiro. Lá fora, o Mecanismo Único de Supervisão faz o ponto de situação da banca europeia. Que avaliação fazem os responsáveis europeus do sistema português?
Olha as OTRV fresquinhas
Arranca esta segunda-feira a emissão das Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV). O período de subscrição estende-se até ao dia 7 de abril. O Estado pretende obter 500 milhões de euros com esta operação que oferece um prémio de 1,9%. Dúvidas? Temos dez respostas sobre esta emissão.
Execução orçamental até fevereiro
A Direção-Geral do Orçamento apresenta esta segunda-feira os dados da execução orçamental relativos ao mês de fevereiro. Um número que será conhecido depois de, na sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) ter confirmado que o défice público ficou nos 2,1% em 2016.
Como evolui o crédito na Europa
O Banco Central Europeu (BCE) divulga os balanços nacionais das instituições financeiras monetárias da Zona Euro, que permitem analisar a evolução do saldo dos empréstimos às famílias e empresas do bloco da moeda única.
Supervisão europeia fala da banca
O Mecanismo Único de Supervisão (o braço de supervisão bancária do BCE) realiza pela manhã a conferência de imprensa anual com o presidente Daniele Nouy e Sabine Lautenschläger, membro da comissão executiva do BCE. O principal tema será, naturalmente, a banca europeia. E os bancos portugueses?
As pistas da Fed
Charles Evans (Reserva Federal de Chicago) e Robert Kaplan (Reserva Federal de Dallas) têm discursos previstos para esta segunda-feira e deverão deixar mais pistas sobre o rumo da política monetária do banco central norte-americano. Depois da subida das taxas diretores em março, o mercado antecipa mais duas ao longo de 2017. Mas atrasos no plano de estímulos de Donald Trump poderá mudar o tom das palavras do responsáveis da Fed.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados
{{ noCommentsLabel }}