Um lar desfeito: Geringonça diverge sobre o alojamento local
O PS quer que sejam os condóminos a decidir se darão as boas vindas a turistas ou se fecham as portas do prédio a este negócio. BE teme conflitos entre vizinhos e vai apresentar outras propostas.
O PS lançou na quarta-feira uma nova proposta: os condóminos deverão decidir em assembleia se autorizam o arrendamento de curta-duração no edifício ou se não abrirão a porta aos turistas. Mas na Assembleia da República já existe discórdia: o BE teme “litigiosidade” entre os condóminos e por isso mesmo irá apresentar novas propostas ao parceiro da Geringonça.
A avançar a proposta do PS, os proprietários de alojamento local terão de juntar aos documentos do registo um que comprove aprovação dos restantes condóminos da sua atividade. O PCP concorda com o Governo que os restantes condóminos devem ter uma palavra a dizer, já que as estadias de curta duração podem ser incómodas para os restantes inquilinos. Já o BE diz que esta proposta “vai criar litigiosidade” e que, portanto, fica “aquém do esperado”, adianta o Jornal de Negócios (acesso condicionado).
No seio do grupo de trabalho designado para a questão do alojamento local, o BE já tinha avançado com duas propostas diferentes para esta resolver esta situação. Os esquerdistas propuseram quotas de condomínio mais elevadas para os proprietários das habitações de alojamento local. Por outro lado, a imposição de quotas de alojamento local por condomínio limitaria também o desconforto dos restantes vizinhos.
Nas próximas semanas esperam-se novas propostas tanto da parte do insatisfeito BE como do PCP.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Um lar desfeito: Geringonça diverge sobre o alojamento local
{{ noCommentsLabel }}