BCP e energéticas ditam quedas ligeiras em Lisboa

O PSI-20 abriu em terreno ligeiramente negativo, condicionado pelo recuo do BCP, e também das cotadas do universo EDP que aliviam após recuperação da última sessão.

A bolsa nacional arrancou a sessão com quedas ligeiras, com o rumo do PSI-20 a ser condicionado pela descida dos títulos do BCP, mas também da EDP e EDP Renováveis. As duas cotadas do setor da energia aliviam após a recuperação registada na sessão anterior, dia em que António Mexia acalmou os receios dos investidores quanto à investigação aos CMEC.

O PSI-20 segue a perder 0,14%, para os 5.311,95 pontos, com a maioria das suas cotadas em queda. O índice bolsista nacional acompanha assim o sentimento das pares europeias que também seguem com sinal negativo. O índice Stoxx Europe 600 recua 0,15%, para os 388,81 pontos.

Entre as maiores perdas inclui-se o BCP, cujas ações recuam 0,9%, para os 23,14 cêntimos. A queda das ações do banco liderado por Nuno Amado acontece no mesmo dia em que foi tornada pública a compra do Banco Popular pelo Grupo Santander, por um euro, no âmbito de uma medida de resolução ao abrigo do Mecanismo europeu de resolução.

No mesmo sentido, seguem as ações da EDP e da EDP Renováveis, que deslizam 0,49% e 0,24%, respetivamente, para os 3,24 e 6,98 euros. Estas energéticas aliviam assim após ganhos registados na sessão anterior, dia em que o CEO da EDP veio acalmar os receios dos investidores quanto à investigação aos CMEC, ao abrigo da qual foi constituído arguido.

Nota positiva para as ações da Jerónimo Martins, cujas ações ajudam a travar as quedas na praça lisboeta. O título avança 0,62%, para os 17,84 euros. No mesmo sentido seguem as unidades de participação do Montepio, com uma subida de 0,51%, para os 58,8 cêntimos.

(Notícia atualizada às 8 horas e 30 minutos com mais informação e novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP e energéticas ditam quedas ligeiras em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião