Cenário de fusão tira EDP da pior série de perdas de sempre
A subida das ações da elétrica foi o principal destaque positivo numa sessão morna na bolsa nacional. O PSI-20 encerrou com ganhos ligeiros.
Os rumores a apontar para uma fusão entre a EDP e a Gas Natural retiraram as ações da elétrica nacional do pior ciclo de perdas da sua história, e ajudaram a bolsa nacional a encerrar com ganhos pela terceira sessão consecutiva. No resto da Europa, os principais índices bolsistas dividiram-se entre ganhos e perdas ligeiras no dia em que a negociação em Wall Street esteve fechada devido ao feriado do 4 de julho.
O PSI-20 fechou a ganhar uns escassos 0,01%, para os 5.181,15 pontos, apesar de apenas quatro das suas 19 cotadas terem terminado em terreno positivo. A EDP foi a cotada que mais puxou pelo índice nacional — 1,58%, para os 2,901 euros –, conseguindo assim provar os primeiros ganhos após 10 sessões consecutivas a negociar no vermelho.
EDP prova primeiros ganhos após dez sessões negativas
As ações da elétrica liderada por António Mexia conseguiram capitalizar perante os rumores que surgiram no final da última segunda-feira, que indicavam existirem conversações iniciais entre a espanhola Gas Natural e a EDP, no sentido de uma eventual fusão que a concretizar-se daria origem a um gigante europeu do setor da energia. Entretanto ambas as empresas negaram a existência destas conversações, mas já depois de as ações da EDP terem chegado a valorizar mais de 4%.
O BCP foi outro dos títulos que ajudou a manter o índice bolsista nacional acima da linha de água. As ações do banco liderado por Nuno Amado valorizaram 0,62%, para os 24,2 cêntimos. Mas coube a outro título do setor financeiro comandar as subidas do PSI-20. Em concreto, as unidades de participação do Montepio que somaram 1,84%, para os 49,7 cêntimos, isto depois de a instituição ter anunciado na passada sexta-feira um aumento de capital e um memorando de entendimento entre a Associação Mutualista e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Um acordo que vai permitir a entrada da entidade liderada por Pedro Santana Lopes no capital do Montepio.
O avanço do PSI-20 acabou por ser travado pelo deslize dos títulos da Jerónimo Martins e da Galp Energia. As ações da retalhista desvalorizaram 0,47%, para os 17,06 euros, enquanto as da petrolífera recuaram 0,3%, para os 13,45 euros. Nota negativa também para a REN, cotada a quem coube comandar entre as quedas do índice nacional: as suas ações perderam 1,6%, para os 2,70 euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cenário de fusão tira EDP da pior série de perdas de sempre
{{ noCommentsLabel }}