Europa fecha mista no dia de decisão do BCE
Depois de Mario Draghi ter adiado decisões sobre os estímulos para depois do verão, as bolsas europeias fecharam em terreno misto. O PSI-20 avançou com ajuda do BCP.
As bolsas europeias encerraram em terreno misto num dia em que as atenções estiveram concentradas no Banco Central Europeu. Mario Draghi anunciou que a taxa de juro diretora vai continuar nos 0% e que o programa de compra de dívida vai manter a dimensão atual. Mais decisões sobre o programa de compra de dívida só no outono. Depois destas declarações, Lisboa e o euro valorizaram, mas outras praças europeias reagiram de maneira diferente.
“Precisamos de ser persistentes e pacientes. Ainda não chegamos lá. E prudentes. Foi unânime a decisão de manter o nosso guidance“, afirmou o presidente do BCE aos jornalistas, esta quinta-feira. “Fomos unânimes em comunicar nenhuma alteração no guidance previsto e fomos unânimes em não estabelecer uma data precisa para discutir mudanças no futuro”, justificou.
O principal índice português encerrou a sessão a ganhar 0,15% para 5.314,35 pontos. Sete das suas cotadas terminaram o dia em terreno positivo, nove em terreno negativo e três inalteradas. Na Europa, o Stoxx 600 desvalorizou 0,41%, enquanto o espanhol IBEX-35 recuou 0,29%, o francês CAC-40 perdeu 0,32% e o alemão DAX perdeu 0,04%.
A puxar pelo PSI-20 esteve o BCP, que avançou 1,95% para 25 cêntimos. O banco liderado por Nuno Amado vai apresentar os resultados relativos ao primeiro trimestre de 2017 no próximo dia 27 de julho. A registar avanços significativos esteve também a Navigator que avançou 1,05% para 3,77 euros e a EDP Renováveis que avançou 0,44% para 6,90 euros.
No campo negativo destaca-se a Nos que, no dia em que apresenta resultados, recuou 0,70% para 5,42 euros. A EDP e a Semapa também registaram uma sessão mais negativa, com a energética nacional a perder 0,33% para 2,99 euros e a retalhista a desvalorizar 1,46% para 17,20 euros.
Por sua vez, o euro acelerou com as declarações de Mario Draghi, seguindo a valorizar 1,08% para 1,1640 dólares. Os analistas do ABN Amro Bank acreditam que a moeda do bloco único possa continuar a valorizar para um nível superior a 1,17 dólares.
(Notícia atualizada às 17h11 com mais informação.)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Europa fecha mista no dia de decisão do BCE
{{ noCommentsLabel }}