FDA quer menos nicotina nos cigarros. Tabaqueiras afundam
A reguladora da saúde norte-americana, a FDA, anunciou esta sexta-feira uma proposta para os cigarros que está a afetar as tabaqueiras na bolsa. As cotadas estão a cair entre 6 a 12%.
A Food and Drug Administration (FDA) vai propor que os cigarros passem a ter níveis de nicotina que não levem ao vício dos consumidores. As ações das tabaqueiras estão a cair entre 6 a 12% em Wall Street, em reação à proposta. As autoridades norte-americanas estimam que o tabaco seja responsável por mais de 480 mil mortes por ano, sendo a principal causa de doenças evitáveis.
Tweet from @FDATobacco
Entre as principais quedas estão três tabaqueiras: a British American Tobacco (Camel, Lucky Strike e Newport) com uma queda de 9.49%, o Altria Group (vende a Marlboro nos Estados Unidos) a desvalorizar 10.90% e a reconhecida Philip Morris International a deslizar 3.52%.
A tese da FDA é que, ao diminuir a nicotina dos cigarros para níveis ‘não-viciantes’, conseguirá diminuir o número de jovens que se tornam, desde cedo, fumadores. As autoridades estimam que quase 90% dos adultos fumadores começaram a fumar cigarros antes de terem 18 anos. Ao ter cigarros menos viciantes, a FDA espera ver os números de fumadores a cair nos próximos anos.
Tweet from @business
“A FDA planeia começar uma discussão pública sobre baixar os níveis de nicotina nos cigarros combustíveis para níveis ‘não-viciantes'”, lê-se no comunicado divulgado esta sexta-feira. Segundo o responsável da FDA, Scott Gottlieb, “a não ser que mudemos o rumo das coisas, 5,6 milhões de jovens que estão vivos agora irão morrer de forma prematura por causa do uso do tabaco”. O objetivo é ter cigarros que não viciem e oferecer alternativas mais saudáveis para quem já está viciado.
(Atualizado às 16h09)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
FDA quer menos nicotina nos cigarros. Tabaqueiras afundam
{{ noCommentsLabel }}