Explosão num prédio em Alfama faz pelo menos seis feridos

  • ECO
  • 13 Agosto 2017

Explosão provocada por uma fuga de gás provou pelo menos seis feridos, dois com gravidade, e destruiu um prédio na Rua dos Remédios em Alfama. Entre os feridos há estrangeiros.

Um prédio residencial na rua do Remédios em Alfama explodiu este domingo e começou a arder por volta das 18h00, por causa de uma fuga de gás. A explosão provocou seis feridos, dois deles graves, disse o vereador responsável pelo pelouro da segurança e proteção civil da Câmara de Lisboa, Carlos Castro.

Os feridos estavam todos dentro do edifício e, segundo o vereador, citado pela Lusa alguns são estrangeiros. Isto porque, três andares do edifício eram de Alojamento Local, como explicou a Sic Notícias na reportagem que fez no local.

Em causa está um edifício de cinco pisos, no número 59A da Rua dos Remédios, dentro do qual estavam 13 pessoas. “Sete [pessoas] ficaram desalojadas e seis foram tiradas devido à explosão – estão com queimaduras – e foram para o hospital”, disse o vereador, falando em dois feridos graves.

Carlos Castro, que falava aos jornalistas no local pouco depois das 21h00, disse que há perigo de a fachada do prédio ruir. Questionado se os prédios adjacentes podem ser afetados, indicou que “essa é uma avaliação que terá de se fazer ao longo da noite”. “Vamos garantir as condições de estabilidade desta área, mas vai ser um trabalho complexo”, admitiu.

Pouco depois das explosão, a reportagem da CMTV no local avançou que alguns dos moradores do prédio conseguiram sair pelo próprio pé, enquanto outros tiveram mesmo de ser retirados pelos bombeiros, depois de falar com testemunhas no local.

O vereador especificou que se registaram duas explosões, uma das quais deu origem ao incêndio, mas apontou que ainda não são conhecidas as causas nem se sabe em qual dos andares começou. Isto porque, segundo as informações avançadas inicialmente pela Sic Notícias e recolhidas junto da Proteção Civil, a primeiro explosão foi no último andar do prédio, que rebentou as janelas que vieram embater no chão da rua e o telhado cedeu.

Segundo as testemunhas o cheiro a gás já se fazia sentir com mais intensidade desde as 15h00, mas foi por volta das 18h00 que ocorreu a explosão, no quarto andar do prédio, destruindo toda a parte superior. Também os prédios das traseiras terão sido afetados, segundo as testemunhas ouvidas pela CMTV. Moradores do prédio ouvidos pela Lusa relataram que, desde há cinco meses, se sente um cheiro a gás no edifício, razão pela qual foram várias vezes chamados técnicos da eletricidade e do gás.

Apesar de o fogo ter sido dado pelos bombeiros como extinto pelas 20h13, pelas 21h20 ainda se viam chamas devido a “um reacendimento”, revelou o vereador. No local estão cerca de 60 operacionais, entre sapadores, bombeiros voluntários, INEM, PSP e Polícia Municipal.

Artigo atualizado às 22h30

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Explosão num prédio em Alfama faz pelo menos seis feridos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião