#hashtag10: O hashtag está de parabéns

  • Juliana Nogueira Santos
  • 23 Agosto 2017

O agregador de conteúdo mais popular do mundo faz dez anos esta quarta-feira. Mas como surgiu o hashtag?

O hashtag faz dez anos.DR

Corria o ano de 2007 quando Chris Messina, cofundador da rede de colaboração BarCode, teve a ideia de acrescentar um cardinal antes de uma palavra para sinalizar tópicos em conversas no Twitter. “Cada canal era antecedido do símbolo #”, conta o informático em entrevista ao The Australian. “Se fizesse isso, o tweet ia ser adicionado a um canal virtual que outras pessoas podiam seguir.”

Assim, no dia 23 de agosto, Chris perguntou se era uma boa ideia usar o # para os grupos, utilizando pela primeira vez uma etiqueta deste tipo: #barcamp.

As reações foram positivas tanto da parte dos utilizadores — “Grande ideia! Eu pensaria em patentear a ideia e cobrar um cêntimo por #”, pode ler-se numa das respostas –, como da equipa da rede social, que aplicou rapidamente a ideia à plataforma. “A proposta era simples, útil e divertida — tal como o Twitter”, escreve Biz Stone, gestor de cultura empresarial, no blog do Twitter.

Desde então, uma média de 125 milhões de hashtags são partilhados no Twitter, diariamente. A popularidade da ferramenta é tanta que a maioria das redes sociais já a adaptou para agregar os seus conteúdos, desde o Facebook ao Instagram. É até já utilizada na linguagem corrente, com muitos millennials e o próprio presidente dos Estados Unidos a criarem uma cultura em torno deste símbolo — #fakenews.

"É entusiasmante ver como esta ideia pequena, que surgiu num momento específico na evolução da internet, avançou e cresceu para uma coisa tão maior que eu, maior que o Twitter ou o Instagram.”

Chris Messina

Criador do hashtag

“É entusiasmante ver como esta ideia pequena, que surgiu num momento específico na evolução da Internet, avançou e cresceu para uma coisa tão maior que eu, maior que o Twitter ou o Instagram”, conclui Chris Messina.

Um ninho em declínio

Ainda que esta ferramenta nascida do Twitter esteja a ter um sucesso extraordinário, o seu ninho não está a acompanhar o progresso. No primeiro trimestre do ano, a plataforma viu os seus utilizadores a aumentar 6%, mas a alegria acabou quando os resultados do semestre apontaram para uma variação homóloga de 0%.

Estes dados aumentam as dúvidas em torno do futuro da plataforma, que cada vez mostra mais sinais de declínio. Por agora, e sem pensar no futuro, muitos parabéns, hashtag. Que continues a juntar a internet!

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

#hashtag10: O hashtag está de parabéns

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião