BCP recupera e dá boleia ao PSI-20. Impresa desce 5%
A praça lisboeta encerrou no verde, beneficiando da recuperação do BCP. Já a Impresa continuou em queda, reagindo à notícia de que o grupo quer vender ou fechar várias publicações.
A praça lisboeta encerrou no verde, acompanhando o tom positivo nas restantes bolsas europeias. Por cá, o bom desempenho acontece depois de o BCP ter interrompido um ciclo de sete sessões consecutivas de perdas, subindo mais de 1%. Do lado das perdas, destaque para a Imprensa, que recuou quase 5%, em reação à notícia de que o grupo quer vender ou fechar a esmagadora maioria dos negócios na área de publishing.
O índice de referência nacional, o PSI-20, encerrou em alta de 0,5% para 5.198,85 pontos, apesar de nove cotadas terem contrariado esta tendência. Um regresso aos ganhos que contou com a recuperação do banco liderado por Nuno Amado. O BCP acelerou 1,64% para 23 cêntimos, depois de ter registado o período mais longo de quedas desde junho de 2016.
PSI-20 de regresso aos ganhos
A energia também contribuiu para os ganhos. A EDP avançou 1,37% para 3,25 euros, ao passo que a subsidiária EDP Renováveis subiu 0,44% para 6,85 euros. Ainda no setor, a Galp Energia perdeu 0,36%, num dia de perdas para os preços do petróleo nos mercados internacionais.
Num tom mais negativo, destaque para a Impresa. As ações da empresa caíram 4,95%, reagindo à notícia de que o grupo quer vender ou fechar a esmagadora maioria dos negócios na área de publishing, incluindo a revista Visão. Os títulos chegaram a afundar mais de 10%. A informação chegou esta quarta-feira, já depois do fecho dos mercados.
A dona da SIC e do Expresso quer reduzir a sua “exposição ao setor das revistas” e “procederá a um reposicionamento estratégico” com “enfoque primordial nas componentes do audiovisual e do digital”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP recupera e dá boleia ao PSI-20. Impresa desce 5%
{{ noCommentsLabel }}