Emagrecer empresas à custa dos trabalhadores mais velhos é uma lógica “perdedora”, diz Vieira da Silva
Vieira da Silva entende que a resposta da economia aos desafios do futuro será "pior" se não conseguir integrar pessoas mais velhas. Envelhecimento é tema de debate na conferência da UNECE.
O ministro do Trabalho acredita que o emagrecimento das empresas feito à custa de trabalhadores mais velhos é uma lógica “perdedora” mas diz que ainda há “sinais contraditórios” por parte das empresas.
“A lógica não muito antiga de que o downsizing, o emagrecimento, pondo fora do mercado de trabalho aqueles que já tinham uma certa idade, e que foi durante muito tempo considerada uma lógica de sucesso, tende a ser hoje uma lógica perdedora porque desvaloriza contributos essenciais”, afirmou Vieira da Silva aos jornalistas no âmbito da conferência da UNECE sobre envelhecimento. Para o governante o “potencial de viver mais tempo” não é apenas um direito individual mas uma necessidade do “futuro e das jovens gerações”.
E será que as empresas têm feito isso? “Temos sinais contraditórios”, respondeu o ministro, acrescentando que “seria arriscado dizer que existe uma compreensão generalizada” sobre o tema.
O ministro entende que a resposta ao desafio do envelhecimento passa sobretudo pela “dinâmica do mercado” mas as políticas públicas podem ajudar. E aqui, Vieira da Silva destacou os apoios à contratação, que privilegiam a integração de desempregados de longa duração ou de inativos menos jovens. Paralelamente, apontou para o reforço das redes de apoio à família e de equipamentos sociais.
A secretária executiva da UNECE, Olga Algayerova, salientou, por seu turno, a possibilidade de as empresas terem um esquema de gestão mais flexível no que toca a trabalhadores mais velhos. Já a comissária europeia para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen, apontou para a importância da adaptação de espaços de trabalho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Emagrecer empresas à custa dos trabalhadores mais velhos é uma lógica “perdedora”, diz Vieira da Silva
{{ noCommentsLabel }}