Monarch deixa dívida de 36 milhões aos hoteleiros do Algarve
Nos meses de agosto e setembro o operador turístico do grupo Monarch trouxe 80 mil turistas ao Algarve. Com a falência do grupo faturas ficaram por pagar.
A falência da Monarch Airlines está a provocar problemas ao turismo em Portugal. Às viagens canceladas junta-se agora um rasto de dívidas junto dos hoteleiros algarvios que podem chegar aos 36 milhões de euros, escreve o Diário de Notícias/Dinheiro Vivo.
Em causa estão cerca de 80 mil turistas que nos meses de agosto e setembro visitaram o Algarve, tendo as reservas sido processadas através de pacotes pelas empresas da Monarch Holidays, Avro e Somewhere2stay — todas pertencentes ao grupo falido — e pagas pelos clientes diretamente a estas empresas.
Com a falência do grupo Monarch, estas faturas passam a fazer parte da massa falida do grupo.
“A expectativa de resolução destas dívidas é zero“, adianta Elidérico Viegas, presidente da AHETA, que acrescenta: “A falência tem um impacto enorme nos nossos hotéis, especialmente pelo fim dos operadores turísticos do grupo que trouxeram turistas mas não chegaram a saldar os pagamentos”.
Ainda segundo o Diário de Notícias, o montante de 36 milhões de euros representam cerca de 5% da faturação registada no Algarve nestes dois meses. Um valor que o presidente da AHETA adianta que poderá mesmo aumentar se as estadas já marcadas começarem a cair. “A nossa expectativa é que possa haver outros dez milhões de prejuízo com os cancelamentos”, afirmou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Monarch deixa dívida de 36 milhões aos hoteleiros do Algarve
{{ noCommentsLabel }}