Seis candidatos concorrem à operação do Metro do Porto
Dos 26 que levantaram caderno de encargos, apenas seis apresentaram proposta para a subconcessão da operação e manutenção da rede do Metro do Porto. Preço é o único critério para adjudicação.
O Metro do Porto recebeu seis propostas no âmbito do concurso público para a subconcessão da operação e manutenção da rede para o período 2018-2025, adianta a empresa em comunicado.
Barraqueiro, Corporatión Española de Transportes (Avanza), DST, MEAS/Manvia/ME SGPS/MGC (Mota Engil), Neopul e Tansdev são os candidatos a operar o Metro do Porto durante os próximos sete anos. O valor de referência do concurso é de 221 milhões de euros.
Dos grupos que agora apresentaram propostas, destaque para o três grupos nacionais, a Mota-Engil, o grupo DST e o Barraqueiro, que lidera a subconcessionária Via Porto que detém, atualmente, a concessão. Entre os candidatos estrangeiros, o destaque vai para os franceses da Transdev, os vencedores do concurso lançado pelo Executivo de Passos Coelho, mas revertido por António Costa.
O único critério parara seleção do vencedor desta concurso é o preço. O júri do concurso internacional irá agora analisar a admissibilidade das propostas apresentadas devendo dentro de dias apresentar o seu relatório ao Conselho de Administração da Metro do Porto, que o analisará e votará uma decisão de adjudicação.
Seguem-se depois todas as etapas previstas na lei e no programa do concurso, de modo a que o subconcessionário possa iniciar um período de transição no primeiro trimestre do próximo ano e iniciar efetiva e integramente a nova subconcessão no dia 1 de abril de 2018. O caderno de encargos tinha sido levantado por 26 entidades.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Seis candidatos concorrem à operação do Metro do Porto
{{ noCommentsLabel }}