Pressão na Catalunha leva Governo espanhol a rever em baixa previsão para o crescimento
O impasse em torno da independência da Catalunha obrigou Madrid a rever em baixa a projeção para o crescimento. Prevê agora uma expansão de 2,3% quando antes contava com uma subida de 2,6%.
Como esperado, o Governo reduziu a previsão para o crescimento no próximo ano. Um corte que já tinha sido sinalizado pelo Governo espanhol, numa altura em que se mantém a incerteza em torno da independência da Catalunha. Depois de um referendo, a região autónoma suspendeu os efeitos de uma declaração de independência à espera de diálogo com o Governo de Mariano Rajoy.
A economia de Espanha vai crescer 2,3% no próximo ano em vez de 2,6%, como estava previsto, afirmou o Ministério das Finanças espanhol num comunicado enviado por email e citado pela Bloomberg. O ministério justifica a sua decisão com o impacto do impasse político na Catalunha, que é responsável por um quinto do crescimento de Espanha.
Esta escalada da crise política acabou mesmo por levar o Tribunal Nacional em Madrid a ordenar a prisão de dois líderes separatistas catalães. Esta segunda-feira, a juíza Carmen Lamela deu ordem de prisão a Jordi Sanchez e Jordi Cuixart, líderes de dois grupos que lideraram a campanha da independência da Catalunha, por suspeitas de sedição. Já Josep Lluis Trapero, chefe da polícia catalã, teve de entregar o seu passaporte e ficou obrigado a comparecer no tribunal em Madrid de duas em duas semanas.
“Infelizmente, temos novamente presos políticos”, disse o Presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, no Twitter. “Estão a tentar prender ideias, mas tornam a necessidade de liberdade ainda maior”, acrescentou.
Tweet from @KRLS
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pressão na Catalunha leva Governo espanhol a rever em baixa previsão para o crescimento
{{ noCommentsLabel }}