PS e BE selam acordo. Manuais até ao 9º ano vão ser grátis em Lisboa
Fernando Medina garantiu maioria para governar câmara de Lisboa com acordo com Bloco de Esquerda. Entendimento prevê, entre outras medidas, a gratuitidade dos manuais para 2º e 3º ciclos.
Fernando Medina apertou a mão a Ricardo Robles e garantiu, assim, a maioria para governar a câmara de Lisboa. O acordo do PS com o BE traz como condições a gratuitidade imediata dos manuais escolares até ao terceiro ciclo, o alargamento do metropolitano à zona ocidental da capital e o avanço das quotas no alojamento local.
O entendimento será anunciado por Medina e Robles, esta quinta-feira, numa conferência de imprensa. O vereador bloquista deverá ficar com a pasta Educação, Saúde, Direitos Sociais e Cidadania.
Quanto à área da educação, no texto do acordo a que o Negócios teve acesso, garante-se a gratuitidade (por reembolso) dos manuais escolares, já no ano letivo de 2017/2018, para os alunos matriculados na escola pública no 2º e 3º ciclos. O alargamento aos estudantes do ensino secundário está previsto para o ano letivo de 2018/2019. “Na medida em que o Estado venha a assumir o financiamento dos manuais, a Câmara Municipal de Lisboa alargará este apoio às fichas de exercícios“, acrescenta ainda o documento.
No que diz respeito às quotas no alojamento local, cujo principal objetivo é proteger as zonas históricas da cidade, será lançado, de imediato, um “estudo técnico para definição de capacidades máximas de alojamento local por zona da cidade para assegurar a multifuncionalidade dos bairros, em particular, nas zonas históricas”.
Em terceiro lugar, na área da habitação, será criado um novo pilar no Programa Renda Acessível — financiado pelo Município ou em parceria com entidades públicas — que deverá abranger três mil fogos, até ao final do mandato.
O acordo com o bloquista assume particular importância para os socialistas, já que o PCP, que elegeu dois vereadores, recusou fazer parte do executivo camarário, relembra o Público.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PS e BE selam acordo. Manuais até ao 9º ano vão ser grátis em Lisboa
{{ noCommentsLabel }}