Salgado entre os 13 culpados pela falência do BES
A comissão liquidatária do BES considera que a insolvência do banco foi culposa. E atribui a culpa a 13 pessoas, entre estas Ricardo Salgado e Morais Pires. O MP tem agora 60 dias para se pronunciar.
A comissão liquidatária do Banco Espírito Santo (BES) considera que a insolvência da instituição financeira foi culposa. Segundo o parecer proposto, que será agora avaliado pelo Ministério Público, há 13 responsáveis, entre estes Ricardo Salgado e toda a gestão do banco que faliu no verão de 2014 e deu lugar ao Novo Banco. Os visados ainda podem contestar.
Segundo o Jornal de Negócios e Correio da Manhã (acesso pago), esta proposta da comissão liquidatária do BES, composta por César Brito, Miguel Alçada e Joana Martins, revela que a má gestão do banco terá “gerado um prejuízo global para o BES de 5,9 mil milhões de euros, o que conduziu, ou agravou, inelutavelmente, a situação de insolvência em que se encontra”.
Estas práticas são atribuídas a 13 culpados, apesar de os níveis de culpabilidade variarem de acordo com o nível de conhecimento ou poder de decisão. Destes, dez são ex-membros da comissão executiva do BES: Ricardo Salgado, José Manuel Espírito Santo, Morais Pires, José Maria Ricciardi, António Souto, João Freixa, Joaquim Goes, Jorge Martins, Rui Silveira e Stanislas Ribes. Manuel Fernando Espírito Santo, Pedro Mosqueira do Amaral e Ricardo Abecassis, responsáveis do grupo, também são referidos nesta lista.
Neste parecer, são referidas cinco grandes temáticas que sustentam a qualificação de culposa. É o caso das cartas confortos da Venezuela, nas quais o BES assumia o pagamento das dívidas da ESI e Rioforte, a venda de papel comercial da ESI e Rioforte aos balcões do BES e a concessão de financiamentos a sociedades do grupo.
O Ministério Público tem agora 60 dias para se pronunciar, podendo ainda fazer alterações ao parecer. Depois, os visados terão a possibilidade de contestar.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Salgado entre os 13 culpados pela falência do BES
{{ noCommentsLabel }}