Justiça terá acesso a base de dados de contratos públicos
Ministério Público vai passar a ter acesso a base de dados dos Contratos Públicos como forma de prevenção e de acesso a informação para a investigação criminal.
A Procuradoria-Geral da República, liderada por Joana Marques Vidal, e o Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) assinam amanhã, sexta-feira, um protocolo.Protocolo esse que consagra e regula o acesso por parte do Ministério Público (MP) aos elementos e informações da base de dados relativas aos todos os contratos públicos celebrados. Segundo esse protocolo, “o IMPIC deve prestar prontamente toda a colaboração que lhe for requerida pelo Ministério Público, para o desempenho da respetiva missão, nomeadamente garantindo o acesso direto às bases de dados de informações de contratos públicos e apresentando os documentos ou registos solicitados”.
“A informação constante das referidas bases de dados (Portal BASE e Observatório das Obras Públicas) é disponibilizada ao Ministério Público para efeitos de prossecução das respetivas competências, designadamente no domínio da prevenção e investigação criminal”, segundo comunicado enviado pelo gabinete de Joana Marques Vidal às redações.
A cerimónia, que terá lugar na Procuradoria-Geral da República esta sexta-feira, por volta das 12.00, estarão presentes os representantes das instituições signatárias, a Procuradora-Geral da República e o
Presidente do Conselho Diretivo do IMPIC.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Justiça terá acesso a base de dados de contratos públicos
{{ noCommentsLabel }}