“Trabalhadores precisam-se”: Há 147 mil vagas nas indústrias tradicionais
Construção, hotelaria e restauração são as atividades profissionais que oferecem as quase 150 mil vagas. Os sindicatos apontam para uma "política de baixos salários e de trabalho precário".
Construção, hotelaria e restauração: são estas as indústrias tradicionais que respondem ao crescimento da economia com anúncios de emprego. Estes já chegam aos 147 mil.
O número de novas vagas de emprego nas indústrias tradicionais é um sinal positivo da evolução da economia portuguesa. Contudo, os sindicatos falam de um “desajuste entre oferta e procura”, avança o Jornal de Notícias (acesso pago). O INE contava 424 mil portugueses em situação de desemprego em novembro de 2017.
Os sindicatos apontam uma “política de baixos salários e de trabalho precário” que, acreditam, levará a que os melhores profissionais optem por abandonar o país em busca de condições de trabalho mais vantajosas.
Apesar dos referidos desajustes, os indicadores parecem estar na trajetória certa. Segundo o Eurostat, Portugal registou a segunda maior quebra homóloga no desemprego entre 2016 e 2017, comparativamente aos restantes países da Zona Euro. A taxa de desemprego anual no bloco baixou, em novembro último, para os 8,7% na Zona Euro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Trabalhadores precisam-se”: Há 147 mil vagas nas indústrias tradicionais
{{ noCommentsLabel }}