IFRRU 2020 já está a financiar reabilitação urbana. Primeiro projeto pronto até junho
O primeiro projeto de reabilitação no âmbito do IFRRU 2020 fica em Santa Maria Maior, no Funchal, e vai custar 645 mil euros.
O Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU), criado no âmbito do Portugal 2020 e lançado no final do ano passado, já está a atribuir financiamentos. O primeiro projeto de reabilitação urbana a ser financiado fica em Santa Maria Maior, no Funchal, e vai custar 645 mil euros. Deverá ficar concluído no final do primeiro semestre deste ano.
A informação foi avançada, esta segunda-feira, pelo Santander Totta, o banco que financia este projeto. O IFRRU 2020 disponibiliza um total de 1,4 mil milhões de euros para intervenções que se destinem à reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, de espaços e unidades industriais abandonadas ou ainda a intervenções em frações privadas inseridas em edifícios de habitação social, que sejam alvo de reabilitação integral.
O instrumento financeiro permite empréstimos em condições mais vantajosas do que as que são oferecidas no mercado (em termos de taxas de juro, maturidades e períodos de carência) e, do montante total, 700 milhões provêm de fundos públicos (nacionais e comunitários) e os restantes 700 milhões são disponibilizados por três bancos (Santander Totta, BPI, Millennium BCP).
Em comunicado, o Totta explica que vai ser feita a “reabilitação integral de um edifício localizado na freguesia de Santa Maria Maior, no Funchal“.
O banco explica ainda as condições oferecidas nesta linha de financiamento: “A título de exemplo, para uma operação de um milhão de euros, o spread médio passa de 2,5% para 1,3%; e a comissão inicial passa a ser de 0,65% (do capital) para empresas e de 1% (do capital) para particulares, uma redução de 39% e de 17%, respetivamente”.
Os montantes de financiamento podem ir até 20 milhões de euros, com prazos alargados — maturidade a 20 anos para arrendamento e de sete anos para venda — e carência até quatro anos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IFRRU 2020 já está a financiar reabilitação urbana. Primeiro projeto pronto até junho
{{ noCommentsLabel }}