Corrida ao Portal das Finanças no fim do prazo para validar faturas
Em comunicado, o Ministério das Finanças assinalou que houve apenas "alguns constrangimentos técnicos pontuais" apesar do elevado número de acessos no último dia, antes de o prazo ser prolongado.
No último dia para realizar a validação de faturas e a comunicação de agregados familiares no Portal das Finanças, antes de o Ministério das Finanças prolongar o prazo até esta noite de sexta-feira, mais de três milhões de autenticações de contribuintes foram registadas no site. Os acessos foram dificultados por problemas técnicos ao final do dia de ontem, o que levou ao prolongamento do prazo de entrega por um dia.
Num comunicado enviado às redações, o Ministério das Finanças assinalou que os 3,3 milhões de acessos de contribuintes no último dia do prazo representam mais do triplo do número médio de acessos diários, o que fez com que se tenham verificado “alguns constrangimentos técnicos pontuais”. Para a tutela, porém, esses problemas foram esporádicos graças ao “reforço tecnológico efetuado ao longo dos últimos anos”.
A prorrogação do prazo para esta sexta-feira deverá permitir que mais contribuintes consigam realizar a validação de faturas, comunicação de agregados familiares ou entrega da declaração periódica de IVA dentro do prazo.
O Ministério das Finanças assinala, no entanto, que se os contribuintes não validarem as faturas dentro do prazo podem ainda fazê-lo, para efeitos de IRS, “reclamar do cálculo das despesas gerais familiares e da dedução por exigência de fatura até ao dia 15 de março”, ou então “preencher diretamente na declaração de IRS (modelo 3) o montante das despesas de saúde, formação e educação, encargos com imóveis e com lares”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Corrida ao Portal das Finanças no fim do prazo para validar faturas
{{ noCommentsLabel }}