Lisboa em queda. BCP trava bolsa

A praça portuguesa volta às quedas. Depois da recuperação na sessão anterior, a queda das ações do banco liderado por Nuno Amado leva o PSI-20 a seguir as quedas da Europa.

A bolsa nacional arrancou a sessão em queda, acompanhando o comportamento negativo das restantes praças europeias. O BCP é o principal responsável pela desvalorização do índice português ao ceder 1%. Só as papeleiras impedem uma descida mais acentuada em Lisboa.

O PSI-20, o principal índice do mercado de capitais português, arrancou a sessão a perder 0,13% para 5.441,62, tendência que se acentuou de imediato. O índice está a cair 0,32% num dia negativo também nos restantes mercados. O Stoxx 600 recua 0,2%.

A pressionar a bolsa está, essencialmente, o BCP. As ações do banco liderado por Nuno Amado recuam 1% para os 29,07 cêntimos, elevando assim para quatro o número de sessões consecutivas em queda.

Além do banco, também na energia o sinal é vermelho. A Galp Energia continua a perder valor, recuando 0,78% para 14,56 euros, isto apesar de ter anunciado um aumento dos lucros no último ano, evolução que levou a cotada a aumentar o dividendo de 50 para 55 cêntimos. A EDP segue estável, já a EDP Renováveis som 0,21%.

Outro dos pesos pesados da bolsa, a Jerónimo Martins, recua 0,45% para 17,54 euros, contribuindo para o desempenho negativo do PSI-20, assim como a Nos que cai 0,4% para os 5,00 euros.

Pela positiva, destaque apenas para as empresas do setor papeleiro. A Semapa ganha 0,2%, ainda que a Navigator esteja a derrapar. A Altri, por seu lado, apresenta uma valorização de 0,32% para cotar nos 4,62 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa em queda. BCP trava bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião