Parlamento Europeu vai ouvir Comissão Europeia sobre “lobby” de Barroso
Parlamento Europeu aprovou proposta da esquerda, isto é, quer que Comissão Europeia se pronuncie sobre alegadas "atividades de lobbying" de Durão Barroso.
O Parlamento Europeu deu “luz verde” à proposta do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (GUE, a que pertencem PCP e BE) para que a Comissão Europeia assuma uma posição relativamente às alegadas “atividades de lobbying” de Durão Barroso.
A proposta, que foi aprovada, esta quarta-feira, com 241 votos a favor (133 contra e oito abstenções), poderá implicar a audição a um dos responsáveis dessa entidade, ainda esta tarde. Além disso, o diploma implica a inclusão da polémica em torno da reunião do antigo presidente da Comissão Europeia com o comissário Jyrki Katainem na agenda de trabalhos do mini-plenário do Parlamento Europeu que decorre, esta semana, em Bruxelas.
Recorde-se que o antigo presidente da Comissão Europeia reuniu-se, em outubro, com o comissário Jyrki Katainem para debater temas relacionados com o mercado e com a Defesa da União. Durão Barroso tinha prometido não fazer lobby a favor do banco de investimento que representa, o Goldman Sachs, junto das autoridades europeia, o que acabou por não ser cumprido.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Parlamento Europeu vai ouvir Comissão Europeia sobre “lobby” de Barroso
{{ noCommentsLabel }}