Carles Puigdemont renuncia “provisoriamente” à presidência catalã
O político catalão anunciou num vídeo no YouTube que renuncia "provisoriamente" à Generalitat da Catalunha. Sinalizou o seu número dois, Jordi Sànchez, para o cargo.
Carles Puigdemont anunciou esta quinta-feira que vai renunciar “provisoriamente” à presidência da Catalunha e assinalou que a lista “Juntos pela Catalunha” vai apresentar o número dois, Jordi Sànchez, para o cargo. O anúncio foi feito num vídeo publicado no YouTube e partilhado por Puigdemont em várias redes sociais.
De acordo com o jornal El Español, o vídeo foi partilhado a partir da Bélgica, onde Carles Puigdemont se encontra exilado. Esta decisão representa um afastar de cena do antigo presidente catalão, que coloca em pausa a missão de recuperar o governo regional e, eventualmente, liderar uma vez mais o movimento independentista daquela região de Espanha.
No vídeo, segundo o mesmo jornal, Carles Puigdemont indica que, “provisoriamente”, não apresentou a candidatura para ser investido. No entanto, avança que informou o presidente do Parlamento catalão, Roger Torrent, para que inicie os contactos junto de Jordi Sànchez para que venha a presidir o “governo autónomo” da Catalunha. “A Catalunha ganhou o direito de ser uma república independente, democrática e de Direito”, afirma Puigdemont no mesmo vídeo.
Jordi Sànchez foi presidente da Assembleia Nacional da Catalunha e encontra-se preso há quatro meses em Soto del Real. O jornal espanhol conta ainda que Sànchez não deverá ter permissão do Supremo Tribunal espanhol para assistir à sessão de investidura, o que deverá impedir que seja investido como novo presidente da Catalunha.
(Notícia atualizada às 19h17 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Carles Puigdemont renuncia “provisoriamente” à presidência catalã
{{ noCommentsLabel }}