Dono da Zara aumenta lucros. Online pesa 10% das vendas
A Inditex sublinha que as vendas online aumentaram 41% e são agora responsáveis por 10% das vendas totais do grupo em 2017.
O grupo espanhol Inditex, dono da Zara e Maximo Dutti e líder mundial da venda de roupa a retalho, anunciou lucros de 3.368 milhões de euros no exercício anual terminado em janeiro, mais 6,7% do que em 2016.
Segundo a informação enviada hoje pela empresa galega à CNMV (Comissão Nacional do Mercado de Valores espanhola), no exercício fiscal de 01 de fevereiro de 2017 até 31 de janeiro de 2018, as vendas aumentaram 8,7%, para 25.336 milhões de euros e o grupo tinha 7.475 lojas em todo o mundo.
A Inditex, liderada por Amancio Ortega, um dos mais ricos do mundo, sublinha que as vendas ‘online’ aumentaram 41% e são agora responsáveis por 10% das vendas totais do grupo em 2017.
Os resultados operacionais (EBIT) cresceram para 4.314 milhões de euros, um aumento de 7 % (+12% a taxa de câmbio constante) e a margem bruta foi de 14.260 milhões de euros, 7% superior ao exercício anterior, o que representa 56,3% das vendas.
As vendas comparáveis (lojas existentes nos dois últimos exercícios) aumentaram 5% no exercício que terminou a 31 de janeiro último, quando no anterior tinham subido 10%.
O resultado antes de impostos, juros, amortizações e depreciações (EBITDA) foi de 5.277 milhões de euros, um aumento de 4 % em relação a 2016 (+8% a taxa de câmbio constante).
Em Portugal, o grupo Inditex tinha no final do ano passado 342 lojas com as marcas de Zara (70), Zara Kids (16), Pull&Bear (51), Massimo Dutti(42), Bershka (49), Stradivarius (44), Oysho (36), Zara Home (28) e Uterque (6).
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