Com a OPEP reunida, Trump ataca preços “artificiais” do petróleo
O presidente dos EUA atacou a OPEP em dia de reunião dos produtores de petróleo. Trump afirma que o cartel está a manter os preços "artificialmente altos", o que está a pressionar as cotações.
O presidente dos EUA atacou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) no dia em que o cartel arranca a reunião com outros produtores mundiais para decidir se vão prolongar o acordo de redução da produção de “ouro negro”. Donald Trump afirma que a entidade está a “manter os preços do petróleo artificialmente altos”, o que é “inaceitável”.
“Com níveis recorde de barris de petróleo, incluindo em navios no oceano, os preços estão artificialmente muito elevados. Não é bom e não o aceitaremos”, escreveu Trump num tweet. As cotações estão a reagir negativamente nos mercados internacionais, com o Brent a cair 0,35% para 73,52 dólares e o WTI a descer 0,28% para 68,10 dólares.
Tweet from @realDonaldTrump
Neste encontro entre a OPEP e países produtores fora do cartel, a Rússia já afirmou que deve manter-se a cooperação para reduzir o excesso de petróleo no mercado. “Ainda há trabalho a fazer e devem manter-se os esforços conjuntos”, disse o ministro russo da Energia, Alexander Novak. Contudo, os russos já disseram que as restrições impostas à produção podem começar a aliviar, contrariando a posição da Arábia Saudita.
“O acordo dura até ao final do ano. Em junho podemos discutir, entre outras questões, a redução de algumas quotas, se for conveniente do ponto de vista do mercado”, referiu Novak antes da reunião.
Fonte: Reuters
(Notícia atualizada às 12h32 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Com a OPEP reunida, Trump ataca preços “artificiais” do petróleo
{{ noCommentsLabel }}