Parlamento iraniano vai votar retaliação contra sanções dos EUA
O Parlamento iraniano vai votar um pacote de medidas "proporcionais e recíprocas" contra as sanções económicas dos Estados Unidos.
Após Donald Trump ter retirado o país que lidera do acordo nuclear com o Irão, acrescentado à decisão sansões económicas ao país, a resposta iraniana está a ser preparada. Como avança esta quarta-feira a Reuters, o Parlamento iraniano vai votar uma moção para a aplicação de um pacote de medidas “proporcionais e recíprocas” contra os Estados Unidos.
Em declarações à agência noticiosa local, Hojatoleslam Mojtaba Zulnoui, responsável pelo comité nuclear do Parlamento, disse que o Governo de Hassan Rouhani não só terá de ter pulso firme como terá de reunir as “garantias necessárias” dos restantes membros do acordo para que a união seja mantida.
Ainda que sejam especificados quais as garantias a dar pelos países que ainda restam — Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha, os deputados iranianos avisam que as oportunidades destes países são “limitadas”.
O presidente norte-americano considerou que o acordo nuclear feito pelo antigo Governo e os seus aliados “nunca trouxe paz, nem nunca trará”, dando apenas margem ao Irão para construir armas nucleares. À saída do acordo juntaram-se então as sanções económicas “duras” ao país, que serão também impostas “a qualquer país que ajude o Irão”. “Os EUA não serão reféns da chantagem nuclear”, sublinhou Trump, aquando do anuncio da decisão.
(Notícia atualizada com mais informação às 9h32)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Parlamento iraniano vai votar retaliação contra sanções dos EUA
{{ noCommentsLabel }}