Governo avalia equiparação de regras para supervisores financeiros
Em cima da mesa está, por exemplo, a definição do mesmo número de anos dos mandatos e a possibilidade de renovação (ou não), bem como o processo de designação.
O Governo está a avaliar a equiparação das regras dos supervisores financeiros: Banco de Portugal, Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).
De acordo com o Jornal de Negócios, em cima da mesa está a definição do mesmo número de anos dos mandatos e a possibilidade de renovação (ou não), o processo de designação, o regime de incompatibilidades, o período de nojo e até a composição de todos os órgãos (conselhos de administração, consultivos e fiscalizadores) dos três supervisores financeiros.
O objetivo é que as regras pelas quais se regem os supervisores se tornem o mais igualitárias possível, com exceção das diferenças que decorrem das funções diferenciadas do Banco de Portugal que não estão relacionadas com a supervisão financeira.
Para equiparar a “governance” dos supervisores, o Executivo está ainda a ponderar a retirada da CMVM e da ASF do âmbito de aplicação da lei-quadro das entidades reguladoras.
A alteração no modelo de supervisão financeira em Portugal partiu de recomendações preparadas por um grupo de trabalho, liderado por Carlos Tavares, ex-presidente da CMVM. Mas nem tudo o que foi sugerido pelo grupo de trabalho estará previsto na proposta do Executivo, até porque os próprios supervisores se manifestaram contra muitas das novidades em causa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo avalia equiparação de regras para supervisores financeiros
{{ noCommentsLabel }}