Chineses põem Fidelidade a investir em cerveja, roupa e turismo
Seguradora passou a ser acionista da cervejeira chinesa Tsingtao. É mais uma diversificação na carteira de investimento da Fidelidade.
O grupo chinês Fosun concluiu a aquisição, em março, de 17,99% do grupo Tsingtao Brewery, dono da segunda maior cervejeira da China e uma das maiores do mundo. O negócio envolveu 6,6 mil milhões de dólares de Hong Kong (cerca de 712 milhões de euros) e contou com a Fidelidade como um dos compradores pelo grupo Fosun, noticia este domingo o Público [acesso condicionado].
Com a operação, a Fidelidade passou a deter 2,55% da Tsingtao, como foi comunicado ao mercado, uma vez que a Fosun é cotada na praça de Hong Kong. E também consta do relatório e contas consolidado da Fosun, que os accionistas do conglomerado chinês analisam e votam no próximo dia 6 de Junho.
O relatório e contas da Fosun de 2017, diz ainda o Público, refere ainda a relação das compras do grupo chinês em que a Fidelidade (adquirida no início de 2014) entrou e as participações que detinha a 31 de Dezembro passado: 19,53% do Club Med, 7,225% do operador turístico britânico Thomas Cook e 10,49% da retalhista de vestuário alemã Tom Tailor.
O Público questionou a Fosun sobre a estratégia de investimento para a Fidelidade, e em que empresas participava além da Tsingtao, Club Med e Thomas Cook. Por escrito, fonte oficial do grupo chinês respondeu: “seria inviável detalhar todos os investimentos feitos pela Fidelidade, até porque desconhecemos esse detalhe”, confirmando apenas as participações no operador turístico e na cervejeira. “Importa referir”, respondeu a Fosun, “que estes investimentos representam, em valor absoluto e em qualquer dos casos, menos de 1% do total dos activos sob gestão da Fidelidade”.
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