Gasolina e gasóleo vão voltar a descer. Preços baixam dois cêntimos na próxima semana
Depois de dez semanas consecutivas de aumentos, os preços dos combustíveis baixaram esta semana. E vão voltar a descer a partir de segunda-feira.
Os preços dos combustíveis vão voltar a baixar a partir de segunda-feira, depois de já terem registado uma ligeira redução esta semana. Tanto a gasolina como o gasóleo vão ficar dois cêntimos por litro mais baratos, segundo dados de fonte oficial do setor energético avançados ao ECO.
Esta semana, o preço médio da gasolina 95 simples fixou-se nos 1,599 euros por litro em Portugal continental. A gasolina deverá, assim, cair para uma média de 1,57 euros por litro.
Já o preço do litro de gasóleo foi, em média, de 1,382 euros em Portugal Continental, o que significa que o preço médio deverá cair para 1,36 euros por litro.
Nos postos das gasolineiras de referência, o gasóleo simples está a ser vendido a 1,46 euros, pelo que com esta redução deverão recuar novamente para menos de 1,45 euros.
Esta é a segunda semana de redução dos preços, mas acontece depois de dez semanas consecutivas em que os preços dos combustíveis aumentaram. O alívio nos preços começou a sentir-se depois de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a Rússia terem anunciado que estão preparadas para aumentar a produção, procurando travar a escalada da cotação da matéria-prima, que está a negociar em máximos de 2014.
Por esta altura, o barril de Brent, que serve de referência para o mercado internacional, está a desvalorizar perto de 1%, mas mantém-se nos níveis mais elevados desde finais de 2014, a cotar acima dos 76 dólares.
A acompanhar esse movimento, os preços dos combustíveis têm aumentado de forma regular em Portugal. A contribuir para isso está também o peso da política fiscal sobre os preços de venda ao público dos combustíveis. Desde 2004, segundo uma análise da Autoridade da Concorrência, o peso dos impostos sobre os preços finais já aumentou 56%.
Em 2016, a carga fiscal representava 63% do preço de venda da gasolina e 56% do preço do petróleo. Apesar desta evolução do mercado, a Autoridade da Concorrência quer que a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) deixe de publicitar os preços de referência dos combustíveis rodoviários, por considerar que estes não têm utilidade para o consumidor final, “já que não incluem a componente de retalho e, consequentemente, não contribuem com maior informação nas escolhas aos consumidores”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gasolina e gasóleo vão voltar a descer. Preços baixam dois cêntimos na próxima semana
{{ noCommentsLabel }}