Holdimo: “Bruno de Carvalho pode ser destituído de presidente da SAD já hoje ou amanhã”
A Holdimo, segunda maior acionista da SAD do Sporting, diz que destituição de Bruno Carvalho pode acontecer "hoje ou amanhã". Restantes elementos da administração serão destituídos em AG.
Está a ser um dia de Santo António agitado para o Sporting. Depois de ser conhecida a decisão da suspensão de Bruno Carvalho, de presidente do Sporting, uma decisão da comissão transitória, é agora a vez da Holdimo, de Álvaro Sobrinho se manifestar.
O segunda maior acionista da SAD leonina – cujas ações valorizaram perto de 30% em bolsa-, que começou por ser apoiante de Bruno de Carvalho, diz agora que o presidente do Sporting pode ser destituído “hoje ou amanhã”, no âmbito da decisão da comissão transitória.
Segundo escreve o Jornal Económico , que cita fonte oficial da Holdimo, a comissão de gestão que será nomeada por Jaime Marta Soares, “pode substituir Bruno de Carvalho, mas não a restante equipa de administração”.
Fonte oficial da Holdimo explica que Bruno de Carvalho é presidente do conselho de administração da Sporting SAD, em representação das ações detidas pelo Sporting e, que a comissão de gestão poderá mudar o representante do clube.
“Bruno de Carvalho pode ser destituído já hoje, ou amanhã pela comissão de gestão”, refere a mesma fonte. Já para se proceder à destituição dos restantes elementos do conselho de administração será necessário uma assembleia geral destituitiva.
“Penso que será previsível que convoquem uma assembleia geral para a destituição dos restantes elementos. Neste momento, é este o quadro”, sublinha fonte da Holdimo.
Sobre a reação de Bruno de Carvalho alegando que a decisão é ilegitima, a Holdimo diz que se trata apenas de uma questão de autoridade.
“Ele [Bruno de Carvalho] disse que não vai acatar, mas agora é uma questão de autoridade. Os órgãos estão a exercer as competências que os estatutos lhe atribuem e portanto se houver algum impedimento terão de recorrer à autoridade pública para que se faça cumprir”, afirma.
Depois de esta quarta-feira ter sido conhecida a suspensão de funções do presidente do Sporting, Bruno de Carvalho reagiu afirmando que não reconhece legitimidade à Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral do Sporting. Na sua página do Facebook, Bruno de Carvalho classificou a atitude de Marta Soares de “golpada do pelotão de fuzilamento que se auto-intitula Comissão de Fiscalização”.
Mas as criticas do presidente dos leões não se ficaram por aqui. Bruno de Carvalho diz mesmo que há uma “tomada de poder à força“. E para que não restem dúvidas, acrescentou: “Amanhã cá estaremos a trabalhar normalmente”.
Já Marta Soares, revelou no seguimento da nota, que tudo será “feito de acordo com o respeito pelos estatutos” e adiantou que a Comissão de gestão do clube será conhecida nas próximas horas.
No entretanto, Bruno de Carvalho convocou uma conferência de imprensa para Alvalade, onde não compareceu, tendo-se feito representar por Elsa Judas, presidente da Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral, comissão nomeada por Bruno Carvalho, com esta a afirmar que “não há interesse em eleições porque já se percebeu que se o Dr. Bruno de Carvalho for a eleições, ganha”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Holdimo: “Bruno de Carvalho pode ser destituído de presidente da SAD já hoje ou amanhã”
{{ noCommentsLabel }}