Silêncio de Pinho sobre o GES suscita vozes críticas dentro do PS

  • ECO
  • 18 Julho 2018

Ana Gomes, João Cravinho e Carlos César criticaram a postura de Manuel Pinho que se recusou a falar perante os deputados sobre as suas alegadas ligações com o GES enquanto estava no Governo.

O silêncio de Manuel Pinho perante as perguntas dos deputados da Comissão de Economia e Obras Públicas sobre a sua relação com o Grupo espírito Santo (GES) está a ser alvo de críticas mesmo dentro do Partido Socialista. Ana Gomes, João Cravinho e Carlos César, questionados pelo Público (acesso condicionado) não veem com bons olhos a postura do antigo ministro da Economia do Governo socialista liderado por José Sócrates na audição que decorreu nesta terça-feira.

“Acho [o silêncio] despudoradamente anormal! Tem de ser investigado pelo poder judicial e pelo poder político, do PS em particular porque foi pela mão do PS que foi a ministro”. Foi desta forma que a eurodeputada socialista Ana Gomes reagiu quando confrontada pelo diário. João Cravinho reagiu de uma forma similar. “Não me passa pela cabeça que um ex-ministro não dê explicações sobre o que fez no exercício das suas funções como ministro”, afirmou o ex-ministro do PS, sublinhando que as suspeitas que existem não têm a ver com a sua vida pessoal mas com o exercício de funções políticas.

Por sua vez o presidente do PS e líder da bancada, Carlos César, limitou-se a comentar que Pinho “terá necessariamente que o dizer [dar explicações] na investigação judicial”. Já nesta terça-feira à noite na SIC Notícias, Carlos César dizia ainda que a forma como Pinho se dirigiu aos deputados “foi infeliz e arrogante”.

O Público relembra que estes três socialistas fazem parte do coro de vozes dentro do PS que já em abril se revelaram publicamente contra Manuel Pinho. Postura que assumiram na altura no seguimento da notícia avançada pela Sábado de que o antigo ministro terá recebido por mês 16 mil euros do GES enquanto estava no Governo e que agora Manual Pinho se recusou a falar perante os deputados alegando não fazer parte dos temas sobre os quais tinha acordado em falar nessa audição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Silêncio de Pinho sobre o GES suscita vozes críticas dentro do PS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião