“Temos de nos preparar” para não haver acordo no Brexit, alerta Santos Silva
O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que "estamos todos empenhados em chegar a um acordo com o Reino Unido" mas alerta que esse acordo pode nunca chegar. Nesse caso adianta "perderemos todos".
A União Europeia e o Reino Unido podem não chegar a acordo acerca do Brexit. A possibilidade é avançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva que considera esse cenário como o pior possível.
Em entrevista ao Diário de Notícias/TSF o ministro lembra que “temos de estar preparados para tudo“. Nesse sentido, Santos Silva diz que não estranha a carta da Comissão Europeia a recomendar aos Estados-membros que preparam planos de contingência para o caso de não se chegar a um entendimento com o governo britânico.
“Estamos muito empenhados em chegar a um acordo com o Reino Unido, mas temos que estar preparados para todos os cenários”, afirma Santos Silva para logo a seguir acrescentar: “mas também temos de nos preparar para chegar a março de 2019 sem chegarmos a acordo”.
"O cenário de um não-acordo é um cenário com efeitos negativos muito fortes para nós todos, todos perderemos.”
Santos Silva deixa, no entanto, um alerta: “o cenário de um não-acordo é um cenário com efeitos negativos muito fortes para nós todos, todos perderemos“. Santos Silva adianta contudo que, “na minha opinião, será pior para o Reino Unido, mas todos perderemos e por isso é que devemos trabalhar no sentido de chegar ao melhor acordo possível”.
O ministro lembra ainda que no final de março, altura em que terá lugar efetivamente a saída do Reino Unido da União Europeia, e caso não seja feito nada no entretanto, o país de Theresa May abandona 750 diferentes acordos que vão desde alfândegas até coisas simples como aviação comercial.
Na extensa entrevista, Santos Silva aborda também a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que tem lugar, esta semana, em Cabo Verde. O ministro diz que a cimeira “faz parte da ambição que todos temos de enraizar socialmente a CPLP”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Temos de nos preparar” para não haver acordo no Brexit, alerta Santos Silva
{{ noCommentsLabel }}