Instagram quer ser mais acessível. Invisuais vão poder “ouvir” fotos
É através de inteligência artificial que serão produzidos os textos descritivos, com tecnologia que reconhece objetos e enumera o que se vê na imagem.
Já pensou em “ouvir” fotografias? Os avanços da tecnologia permitem cada vez mais tornar a experiência online inclusiva. O Instagram é uma plataforma de partilha de imagens, mas está a desenvolver ferramentas para se tornar mais acessível para pessoas invisuais.
A funcionalidade pensada pela plataforma produz uma descrição escrita das fotos, que pode ser lida em alta voz por um leitor de ecrã, escreve o Business Insider (acesso livre/conteúdo em inglês). É através de inteligência artificial que são produzidos os textos alternativos, com tecnologia que reconhece objetos e enumera o que se vê na imagem.
Os utilizadores que publicam fotos também poderão adicionar nas legendas, numa área específica que vai ser criada, descrições mais detalhadas, e também mais agradáveis de se ouvir do que uma lista.
A aplicação detida pelo Facebook indicou ainda que mais iniciativas serão anunciadas, sendo que “estes são apenas os primeiros passos para criar um Instagram mais acessível”, em comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Instagram quer ser mais acessível. Invisuais vão poder “ouvir” fotos
{{ noCommentsLabel }}