Gigantes de Wall Street vão criar nova bolsa. Vai competir com NYSE e Nasdaq
Morgan Stanley, Fidelity e Bank of America Merrill Lynch entre os nove fundadores de nova bolsa nos EUA que pretende aumentar a concorrência, transparência e reduzir custos no mercado acionista.
A NYSE e o Nasdaq preparam-se para enfrentar mais concorrência no mercado acionista norte-americano. Vários gigantes de Wall Street preparam-se para lançar uma nova plataforma bolsista que pretende aumentar a concorrência, transparência e reduzir custos no mercado acionista dos EUA. Entre os nove fundadores estão o Morgan Stanley, a Fidelity Investments e o Bank of America Merrill Lynch.
A informação foi confirmada esta segunda-feira pelas próprias empresas financeiras envolvidas através de um comunicado conjunto. A nova bolsa irá chamar-se Members Exchange, ou MEMX, anunciou o conjunto de instituições fundadoras que reúne ainda a UBS, a Citadel Securities, a Charles Schwab, a E*TRADE, a TD Ameritrade Holdings e a Virtu Financial.
Esta nova bolsa low cost surge vários anos após diversas queixas por parte das corretoras e traders relativamente ao elevado valor das taxas que lhes eram cobradas pelas bolsas dos EUA na disponibilização de dados e operações.
A Reuters recorda que o regulador do mercado de capitais norte-americanos — a SEC — tinha pedido no ano passado às bolsas daquele país que fossem mas eficazes a justificar as comissões cobradas para a divulgação pública de dados. Aquela entidade revogou ainda, e pela primeira vez, duas mudanças nos preços das comissões para os títulos cotados no Nasdaq e na Bolsa de Valores de Nova Iorque.
A futura plataforma bolsista que pretende ser assente num modelo de negociação simples e a tecnologia mais recente, também irá representar os interesses da base de clientes das entidades fundadoras, composta por investidores de retalho e institucionais.
“Preços mais baixos para dados de mercado, taxas de conectividade e de transação” são as promessas garantidas pelas fundadoras em comunicado. De acordo com o mesmo documento, o pedido de aprovação da sua operação à SEC está previsto ser feito no início deste ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gigantes de Wall Street vão criar nova bolsa. Vai competir com NYSE e Nasdaq
{{ noCommentsLabel }}