Falta de medicamentos leva farmácias a lançarem alerta ao Infarmed
Farmácias de todo o país assinaram um abaixo-assinado dirigido ao Infarmed com queixas sobre a falta de medicamentos. No ano passado terão faltado mais de 64 milhões de embalagens.
Perante a escassez de medicamentos, farmácias de todo o país participaram num abaixo-assinado dirigido à Autoridade Nacional de Medicamento (Infarmed). As farmácias pedem a esta instituição que “reforce e adote todas as medidas que ponham termo à situação atual de degradação do sistema de distribuição e à generalizada escassez de medicamentos que se observa nas farmácias em Portugal”.
De acordo com o Correio da Manhã (acesso pago), que teve acesso ao documento, os representantes das farmácias dizem que estão em causa os “cuidados de saúde e a qualidade de vida de todos os portugueses”.
“Diariamente, são numerosos e reiterados os pedidos de fornecimento que não são satisfeitos ou, quando o são, a satisfação dos mesmos é feita de forma rateada, claramente insuficiente para suprir a carência que se verifica”, escrevem os farmacêuticos, que acrescentam, ainda, que “noutros casos, o fornecimento é apenas assegurado vários dias após os pedidos terem sido solicitados”.
Em declarações à TSF, o Infarmed confirmou que recebeu o abaixo-assinado de 24 farmácias e já pediu informações adicionais para saber quais são os distribuidores que não estão a cumprir o dever de fornecimento e quais os medicamentos que as farmácias tentaram comprar e não conseguiram. O regulador, contudo, ainda não recebeu qualquer resposta, por isso encontra-se a aguardar.
Segundo o relatório do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (Cefar) da Associação Nacional de Farmácias (ANF), o ano passado bateu o recorde da escassez de remédios, com as farmácias a registarem a falta de 64,1 milhões de embalagens.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Falta de medicamentos leva farmácias a lançarem alerta ao Infarmed
{{ noCommentsLabel }}