Unidas escapa a multa no cartel das seguradoras. Fidelidade pagou 12 milhões
A Seguradora Unidas, foi a única a escapar às coimas no processo que a Autoridade da Concorrência moveu contra cinco seguradoras por constituição de um cartel.
A Seguradora Unidas foi a única companhia de seguros a escapar às coimas no processo que a Autoridade da Concorrência (AdC) moveu contra cinco seguradoras por constituição de um cartel, anunciou o regulador. A dispensa destas sanções deveu-se ao facto de esta “ter recorrido ao Programa de Clemência”, tendo sido a “primeira empresa a apresentar provas da participação no cartel”.
“A dispensa de coima ficou a dever-se ao facto de a Seguradoras Unidas ter recorrido ao Programa de Clemência, tendo sido a primeira empresa a trazer ao conhecimento da Autoridade da Concorrência e apresentar provas da participação no cartel“, refere o regulador, em comunicado publicado esta quarta-feira.
O Programa de Clemência prevê um “regime especial de dispensa ou redução da coima” neste tipo de processos, dando esta oportunidade à primeira empresa a denunciar um cartel, “desde que colabore na investigação e desde que não tenha sido a promotora” do mesmo. As seguintes empresas que também recorram a este programa podem beneficiar de uma redução da coima progressivamente menor.
O caso remonta a agosto do ano passado, quando a AdC acusou cinco seguradoras de participação num cartel. Em causa estavam a Fidelidade, a Lusitânia, a Multicare, a Seguradora Unidas e a Zurich. O processo foi aberto em julho de 2017, altura em que a Unidas apresentou um pedido de clemência.
A Fidelidade e a Multicare acabaram sancionadas em 12 milhões de euros, mas ainda beneficiaram de uma redução no valor da coima. Quanto à Lusitânia e Zurich, “o processo prossegue”, refere a AdC.
(Notícia atualizada às 14h01 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Unidas escapa a multa no cartel das seguradoras. Fidelidade pagou 12 milhões
{{ noCommentsLabel }}