5 coisas que vão marcar o dia

A atualidade nacional será marcada pelos encontros dos sindicatos da Função Pública com o Governo, bem como pela votação à nacionalização dos CTT. Serão também conhecidos dados económicos na Europa.

Esta sexta-feira serão conhecidos indicadores económicos europeus como a evolução da inflação, e, mais especificamente, dados relativos à economia alemã, que mostrou sinais de abrandamento. Por cá, os sindicatos da Função Pública vão discutir a aplicação do aumento da base remuneratória do setor com o Governo. No Parlamento, vão a votos as propostas do BE, PCP e Verdes para a renacionalização dos CTT.

Sindicatos da Função Pública reúnem-se com Governo

As estruturas sindicais da Função Pública vão encontrar-se com o Ministério das Finanças, para discutirem a aplicação do diploma que aumenta a base remuneratória do setor para os 635,07 euros. As reuniões da tarde arrancam com o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), seguem com a Frente Comum e terminam com a Fesap, que serão recebidos por Maria de Fátima Fonseca, secretária de Estado da Administração e do Emprego Público.

Nacionalização dos CTT vai a votos

Depois de irem a debate no Parlamento, as propostas do BE e do PCP, bem como o projeto de resolução do PEV, para a renacionalização dos CTT vão a votos. A esquerda pediu ao PS para os apoiar na recuperação do controlo público dos CTT, mas os socialistas dizem que vão esperar pelos resultados da auditoria pedida à Inspeção Geral de Finanças. A direita mostrou-se contra os projetos. Francisco Lacerda, que lidera atualmente a operadora dos serviços dos correios, mostrou-se confiante de que as propostas não vão passar.

Como evoluiu a inflação na UE?

O gabinete de estatística da União Europeia divulga, nesta manhã, os dados da inflação na Zona Euro relativos a janeiro deste ano. No passado mês de dezembro, Portugal registou a mais baixa taxa de inflação anual (0,6%) no conjunto dos 28 Estados-membros. De acordo com os dados já publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, a taxa de variação homóloga do índice de preços no consumidor fixou-se em 0,4% no primeiro mês do ano, em Portugal.

A economia alemã está a abrandar?

Depois de sinais que indicam uma desaceleração da economia alemã, e da revisão em baixa do Governo do crescimento, vão ser conhecidos mais indicadores que permitem perceber melhor o que está a acontecer. A evolução do Produto Interno Bruto da Alemanha no quarto trimestre do ano passado, o clima de negócios e as expectativas para este mês e a avaliação atual do Instituto de Investigação Económica alemão são alguns dos dados mais relevantes que serão publicados nesta sexta-feira.

Arranca convenção do Partido Socialista Europeu

Vários membros do Partido Socialista Europeu vão juntar-se em Madrid para o início da convenção do partido. O holandês Frans Timmermans, candidato do grupo à presidência da Comissão Europeia, vai marcar presença, bem como o chefe de Governo espanhol, Pedro Sanchéz. De Portugal estarão presentes o primeiro-ministro, António Costa, e também Pedro Marques, cabeça de lista do PS às europeias. Ambiente, fiscalidade e feminismo são os temas que vão marcar o encontro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião