Corticeira Amorim aumenta lucros. Propõe pagar dividendo de 18,5 cêntimos
A empresa liderada por António Rios de Amorim fechou o ano com lucros de 77,4 milhões de euros. Propõe pagar aos acionistas um dividendo de 18,5 cêntimos.
A Corticeira Amorim aumentou os lucros. Elevou o resultado líquido para 77,4 milhões de euros, num ano marcado pelo crescimento de quase dois dígitos nas receitas. Vai propor o pagamento de um dividendo de 18,5 cêntimos, o mesmo valor pago no ano passado, sendo que em dezembro entregou uma remuneração extraordinária.
A empresa liderada por António Rios de Amorim revela, em comunicado enviado à CMVM, que o “resultado líquido atingiu os 77,4 milhões de euros, um aumento de 6,0% face aos 73 milhões registados no período equivalente do ano anterior”.
“O EBITDA consolidado foi ligeiramente superior ao ano anterior, tendo atingido os 134 milhões”, refere a empresa. “O rácio EBITDA/Vendas apresentou uma diminuição, encolhendo para 17,6%, fruto do “aumento de preços da matéria-prima e o efeito da desvalorização cambial do dólar no primeiro semestre” do ano passado.
As vendas “atingiram os 763,1 milhões de euros, uma subida de 8,8% face ao obtido no mesmo período do ano anterior”. “Se excluirmos o efeito da variação de perímetro e o impacto da desvalorização do dólar, as vendas teriam crescido 4,6%”, salienta a empresa, notando que todas as unidades de negócio registaram crescimento de vendas, com a exceção da de revestimentos.
Perante estes resultados, o Conselho de Administração deliberou propor à Assembleia Geral de Acionistas, a ter lugar em 12 de abril de 2019, a distribuição de um dividendo bruto de 18,5 cêntimos por ação, ou seja, exatamente o mesmo valor entregue aos investidores no ano passado.
Há uma manutenção da remuneração ordinária, mas é preciso lembrar que os acionistas da Corticeira Amorim aprovaram a 3 de dezembro a proposta do Conselho de Administração de efetuar o pagamento de um dividendo extraordinário no valor de 8,5 cêntimos. Este dividendo foi pago com base nas contas dos primeiros nove meses, período em que a empresa lucrou 58,6 milhões de euros.
(Notícia atualizada às 7h23 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Corticeira Amorim aumenta lucros. Propõe pagar dividendo de 18,5 cêntimos
{{ noCommentsLabel }}