Fed deixa taxas inalteradas enquanto aguarda por crescimento sólido da economia e promete “ser paciente sobre futuros ajustes”
Banco central vai manter as taxas num intervalo de 2,25% a 2,50% e promete "vai ser paciente sobre futuros ajustes". Donald Trump tinha pedido a descida de um ponto percentual nas taxas.
A FED, banco central norte-americano, manteve as taxas de juro inalteradas e reiterou a sua atitude “paciente”, aguardando por um crescimento “sólido” da economia dos Estados Unidos, com uma inflação “em declínio”.
“O mercado de trabalho continua forte e a atividade económica subiu de forma sustentada” nas últimas semanas, pelo que a Fed manteve, por decisão unânime, as taxas de juro num intervalo de 2,25% a 2,50%.
O banco central norte-americano ignora, assim, as indicações de Donald Trump que na última terça-feira pedia uma redução das taxas de juro em um ponto percentual, por forma a acelerar a atividade económica.
Sustentando a decisão no facto da “economia estar em boa forma”, a Fed faz notar em comunicado “os ganhos do mercado de trabalho, uma baixa taxa do desemprego”, a par de um “abrandamento do crescimento do consumo das famílias e do investimento das empresas durante o primeiro trimestre do ano”.
A Fed opta, assim, por continuar a esperar para ver e diz que “vai ser paciente sobre futuros ajustes” nas taxas de juro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fed deixa taxas inalteradas enquanto aguarda por crescimento sólido da economia e promete “ser paciente sobre futuros ajustes”
{{ noCommentsLabel }}