Novos estímulos puxam pelas bolsas europeias. PSI-20 dispara 8%
Índices europeus recuperaram parte das fortes perdas das últimas sessões, à boleia de sucessivos pacotes de estímulos dos dois lados do Atlântico. Disparo de 13% da Galp comanda recuperação em Lisboa.
Hoje foi dia de recuperação nas bolsas europeias após as fortes quedas acumuladas nas últimas sessões, com Lisboa a não ser exceção. O PSI-20 ganhou 8%, na melhor sessão da última década, com a Galp Energia nos comandos das subidas. As suas ações dispararam 13%. Investidores reagiram positivamente a novos anúncios de estímulos económicos dos dois lados do Atlântico.
O PSI-20 valorizou 7,82%, para os 3.881,64 pontos, a maior subida desde maio de 2010, com todos os 18 títulos que o compõem no verde, 11 deles com ganhos acima de 5%. Na Europa, o Stoxx 600, índice que agrega as 600 maiores capitalizações bolsistas europeias, acelerou 7,5%.
A recuperação das ações europeias segue a linha que também se observa em Wall Street, com os investidores a depositarem esperança nos estímulos fiscais de 2,5 biliões de dólares nos EUA numa tentativa de salvar as negociações no Senado após o plano inicial não ter sido aprovado esta segunda-feira. Também a Reserva Federal retirou os limites para comprar dívida pública e privada do país.
Galp na dianteira dos ganhos em Lisboa
Do lado de cá do Atlântico, na segunda-feira, a Alemanha também anunciou um grande pacote de ajuda financeira, que prevê financiar parcialmente com a emissão de dívida.
Face a esses estímulos, esta terça-feira a bolsa nacional acabou por fazer uma pausa às recentes derrocadas, com os títulos do setor da energia, do retalho e as papeleiras entre as maiores subidas.
A Galp Energia viu as suas ações dispararem 13,18%, para os 9,394 euros. Também na energia, a EDP ganhou 9,95%, para os 3,448, e a EDP Renováveis avançou 7,54% para os 9,56 euros.
Já as ações da Jerónimo Martins somaram 10,25% para os 16,185 euros, enquanto as da Sonae avançaram 7,80% para os 0,5945 euros.
Por sua vez, as papeleiras Altri e Navigator dispararam 11,55% e 9,72%, respetivamente, para os 3,458 euros e 2,110 euros.
(Notícia atualizada às 17h19)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novos estímulos puxam pelas bolsas europeias. PSI-20 dispara 8%
{{ noCommentsLabel }}