Cascais compra material de proteção contra o vírus a empresa de brindes
O material foi comprado a uma empresa de brindes publicitários, serigrafia, bordados, têxteis e fardamentos. Firma diz que material tem "certificações europeias".
A Câmara Municipal de Cascais fez, nos últimos dias, ajustes diretos de 2,7 milhões de euros para comprar material de proteção contra o novo coronavírus, mas essa aquisição foi feita à Enerre – Produções e Representações, uma empresa especializada em brindes publicitários, diz o Público (acesso pago). A autarquia justifica estes contratos com o facto de escolher empresa com as “melhores propostas e que cumprem o solicitado”. A firma sublinha que o material tem “certificações europeias”.
Foram, ao todo, três contratos: cerca de 445 mil, 1,45 milhões e 812 mil euros. Mas nos documentos não aparecem referidas as quantidades, tipologias e destinatários do material, apenas que foram comprados máscaras e luvas, fatos, óculos, termómetros e gel desinfetante… tudo de proteção. Questionada pelo Público, a autarquia explica que este material se destina a “hospitais do concelho, instituições particulares de solidariedade social, Câmara de Cascais, bombeiros, polícias, etc.”.
Quanto à escolha desta empresa, a Câmara refere que “recorre às empresas que fazem as melhores propostas e cumprem o solicitado” e que, neste caso, a Enerre tem como clientes como o Ministério da Defesa, hospitais privados e públicos. A Enerre, por sua vez, diz que todos os seus materiais têm “certificações europeias” e que, apesar de não ser especializada em produtos farmacêuticos, trabalha na área das importações e conta com uma equipa em Xangai que acompanha a produção nas fábricas chinesas do material necessário.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cascais compra material de proteção contra o vírus a empresa de brindes
{{ noCommentsLabel }}