Microsoft “reforça equipas” para ajudar empresas a lidar com o trabalho remoto durante a crise
Diretora-geral da Microsoft para Portugal afirma que trabalhar de casa traz desafios: um deles é que o trabalho é muitas vezes acompanhado da presença de crianças.
A tecnologia é o negócio da Microsoft, assim como o trabalho remoto faz parte do ADN da empresa. A cultura da empresa e a forma como lá se trabalha sempre passou por “capacitar” os trabalhadores “para o trabalho remoto”. No entanto, afirma Paula Panarra, o trabalho a partir de casa que advém do coronavírus traz outros desafios.
“Estes tempos trazem-nos uma realidade diferente. Em grande maioria, trabalhamos a partir de casa com toda a família, incluindo crianças que têm de dar continuidade aos estudos remotamente”, afirma em entrevista ao ECO, para a rubrica Gestores em teletrabalho. Outra das diferenças é a falta de contacto pessoal. “Não nos cruzamos diariamente nos corredores com os nossos colegas”, sublinha.
Por isso, o desafio é, tanto para todos os trabalhadores como para o líder. “Esta nova rotina traz alguns desafios e, como líderes, devemos estabelecer um contacto frequente com as nossas equipas para garantir o seu bem-estar e equilíbrio enquanto damos continuidade ao negócio”, assinala.
Esta nova rotina traz alguns desafios e, como líderes, devemos estabelecer um contacto frequente com as nossas equipas para garantir o seu bem-estar e equilíbrio enquanto damos continuidade ao negócio.
Também os clientes entram na equação, quando se trata de adaptar toda a cadeia de valor a uma nova realidade. “Tem havido uma preocupação acrescida na forma de garantir o trabalho e aprendizagem remotos. O nosso conhecimento e as nossas soluções nesta área permitem-nos nesta altura ajudar todas as organizações a lidar com esta mudança. Para além disso, estamos também a reforçar as equipas de engenharia com o objetivo de aumentar a capacidade de suporte em projetos de implementação se soluções de trabalho remoto”, acrescenta a diretora-geral da Microsoft Portugal.
Com um calendário de atividades com parceiros e clientes muito exigente ao longo do ano — e que requer frequente envolvimento com os mesmos –, a Microsoft tem estreitado esta comunicação “no sentido de os formar, informar, e capacitar para os desafios que a tecnologia nos vai colocando dia após dia”. “Neste momento estamos a usar as ferramentas de que já dispúnhamos e transformar eventos presenciais em eventos totalmente online, ajustando e priorizando os seus conteúdos ao contexto atual”, explica Paula Panarra.
As novas rotinas de trabalho foram, de resto, descritas por Paula Panarra numa publicação da diretora-geral da Microsoft Portugal no seu LinkedIn.
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