Estado vai pagar aos privados até 13.000 euros por doente com Covid-19, se for encaminhado pelo SNS
O Serviço Nacional de Saúde pagará até 13.000 euros aos hospitais privados e do setor social por doente com Covid-19, mas só se for encaminhado pelo público. Montante máximo é para os mais graves.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) pagará aos hospitais privados e do setor social um montante máximo de 13.000 euros por cada doente com Covid-19, mas apenas se for encaminhado para o privado pelos hospitais públicos. A notícia foi avançada pelo Público (acesso condicionado), que cita a proposta de acordo, válida por três meses.
O documento, que depois desse período pode ser renovado mensalmente, define os preços de acordo com a complexidade de cada caso. Nos mais graves, em que o paciente necessite de ser ligado a um ventilador por mais de quatro dias, o montante a ser suportado pelo Estado é de cerca de 13.000 euros, segundo o jornal.
Esta notícia surge depois das alegações de que o Estado poderá estar a pagar a grupos de saúde privados pelas despesas de doentes que se dirigiram a estas unidades de saúde de forma voluntária, ao invés de encaminhadas pela autoridades de saúde. O caso suscitou mesmo uma pergunta do Bloco de Esquerda ao Ministério da Saúde, como noticiou o ECO.
A informação de que o Estado poderia estar a assumir todas as despesas de doentes com Covid-19 diagnosticados e tratados por sua opção no privado tinha sido transmitida por responsáveis de grupos de saúde numa reportagem da SIC. Este sábado, a ministra da Saúde, Marta Temido, negou que tal estivesse a acontecer, indicando que “ninguém entenderia certamente” que o SNS “fosse também responsável financeiramente por aquilo que têm sido os atendimentos” destes utentes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estado vai pagar aos privados até 13.000 euros por doente com Covid-19, se for encaminhado pelo SNS
{{ noCommentsLabel }}