Construção do túnel ferroviário e rodoviário mais longo do mundo começa em 2021
O túnel, que deve estar operacional em meados de 2029, vai ligar a Alemanha à Dinamarca em 10 minutos de carro e sete minutos de comboio.
A Dinamarca anunciou esta sexta-feira que a construção do túnel ferroviário e rodoviário submerso mais longo do mundo, o Femernbelt, que ligará o reino escandinavo à Alemanha, começa em 1 de janeiro de 2021, no lado dinamarquês.
“As obras na Lolland [região no sul de Copenhaga] começarão no dia 1 de janeiro de 2021 e estarão prontas para continuar no lado alemão em meados de 2022”, disse o Ministério dos Transportes em comunicado de imprensa, divulgado esta sexta-feira.
Com quase 18 quilómetros de comprimento, o túnel vai ligar as ilhas dinamarquesas de Lolland-Falster à região alemã de Schleswig-Holstein, passando sob o mar Báltico. “A ligação Femernbelt vai ser uma nova porta de entrada para a Europa (continental) e uma nova passagem para futuras soluções de transporte verde”, afirmou o ministro, Benny Engelbrecht, citado no comunicado de imprensa.
O consórcio que vai construir a ligação queria começar a trabalhar a partir de meados de 2020, mas, “entre outras coisas por causa da crise do coronavírus, isso não foi possível”, adiantou o Ministério dos Transportes da Dinamarca.
O túnel, que deve estar operacional em meados de 2029, vai ligar a Alemanha à Dinamarca em 10 minutos de carro e sete minutos de comboio, em vez de uma hora de ‘ferry’ a atravessar o estreito de Fehmarn, ou fazer um desvio de 160 km através da região dinamarquesa da Jutlândia.
No lado alemão, o início dos trabalhos está suspenso por decisão judicial. As autoridades locais deram sinal verde para a construção do túnel, mas os críticos da obra apresentaram um recurso em tribunal, ainda em apreciação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Construção do túnel ferroviário e rodoviário mais longo do mundo começa em 2021
{{ noCommentsLabel }}