Associação quer IVA único na alimentação para estimular setor dos restaurantes
A APHORT defende que uma taxa única de IVA na alimentação para a restauração iria ajudar o setor de forma "decisiva". Medida não seria aplicada às bebidas.
A APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo defende a criação de uma taxa única de IVA de 6% aplicada a toda a alimentação, considerando que seria uma medida “decisiva” para ajudar a reconstruir o setor da restauração perante o impacto da pandemia.
Segundo a associação, esta medida teria um impacto imediato na restauração, designadamente no restabelecimento da tesouraria dos restaurantes, isto após um primeiro balanço da reabertura do setor que revela um mercado “anémico” e uma procura mais fraca do que seria expectável.
“Se os portugueses vão aos mercados e grandes superfícies e compram produtos alimentares para cozinhar em casa a uma determinada taxa, por que razão é que têm de pagar uma taxa mais elevada se esses produtos forem cozinhados numa outra cozinha?”, questiona Rodrigo Pinto Barros, presidente da APHORT.
Para a associação, o IVA neste contexto deverá ser neutral. Nesse sentido, explica a APHORT, “a redução desta taxa deverá ser encarada como uma medida natural”, devendo a redução da taxa incidir exclusivamente sobre os alimentos, deixando de fora as bebidas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Associação quer IVA único na alimentação para estimular setor dos restaurantes
{{ noCommentsLabel }}