5 coisas que vão marcar o dia

Esta terça-feira, o INE mede o pulso ao desemprego, dando a conhecer os dados referentes a abril. O Governo reúne com os parceiros sociais para discutir o Plano de Estabilização Económica e Social.

O Instituto Nacional de Estatística divulga os dados sobre a taxa de desemprego referentes a abril, no mesmo dia em que dá a conhecer um novo inquérito relativo à situação das empresas em Portugal, face à crise provocada pelo Covid-19. Esta terça-feira é também dia de o Governo reunir com os parceiros sociais para discutir o Plano de Estabilização Económica e Social.

Quantas pessoas ficaram desempregadas em abril?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta terça-feira os dados relativos ao número de empregados e desempregados em Portugal, referentes ao mês de abril, devendo apresentar uma estimativa para maio. De acordo com o INE, entre janeiro e março, a taxa ficou nos 6,7%, valor igual ao trimestre anterior e 0,1 pontos percentuais (p.p) abaixo do mesmo período de 2019.

INE e Banco de Portugal medem pulso às empresas

O INE e o Banco de Portugal voltam a fazer um raio-x à situação das empresas portuguesas face à pandemia do novo coranavírus. Num dos últimos inquéritos, quase metade das empresas (48%) referiram que não terão condições financeiras para se manterem abertas por mais de dois meses, caso não tenham medidas adicionais de apoio à liquidez.

Governo chama parceiros sociais para discutir lay-off

O Governo reúne-se com os parceiros sociais, numa encontro que terá como objetivo discutir o Plano de Estabilização Económica e Social. Na reunião vão também ser discutidas as medidas implementadas na sequência do Covid-19, como o lay-off simplificado. Na semana passada, o primeiro-ministro referiu que é preciso que esse regime “evolua” de modo a não se tornar “um incentivo negativo”.

Siza Vieira ouvido no Parlamento

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, vai ser ouvido esta terça-feira na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação. Nesta audição regimental, onde será ainda apreciado e votado o requerimento do PS para audição do presidente do Conselho de Administração e do Presidente da Comissão Executiva da TAP, os deputados deverão questionar o ministro sobre a concessão de crédito das linhas Covid-19, o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), além da nomeação de António Costa e Silva para a elaboração do plano de retoma.

Termina prazo para Argentina chegar a acordo sobre a dívida com credores

Esta terça-feira assinala-se a data limite para a Argentina chegar a um acordo financeiro com os credores de títulos sob legislação estrangeira. A 22 de maio, a Argentina decidiu estender as negociações com os fundos de investimento por mais dez dias, para chegar a um acordo que lhe permita reestruturar 66,238 mil milhões de dólares (60,409 mil milhões de euros) da sua dívida externa. Em finais de abril, o país tinha falhado o pagamento do vencimento dos juros de três títulos públicos, num total de 503 milhões de dólares (465 milhões de euros), ativando automaticamente o período de 30 dias para oficializar o “default”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião