5 coisas que vão marcar o dia

Os ministros das Finanças da Zona Euro vão decidir quem será o próximo presidente do Eurogrupo. Também há Conselho de Ministros, uma semana depois da nacionalização da Efacec e do reforço na TAP.

Os ministros das Finanças da União Europeia vão decidir esta quinta-feira quem será o substituto de Mário Centeno à frente do Eurogrupo. O dia será ainda marcado pela divulgação do inquérito da conjuntura ao investimento pelo Instituto Nacional de Estatística. Do outro lado do Atlântico, os Estados Unidos revelam os dados relativos aos pedidos de desemprego no país.

Quem vai substituir Mário Centeno à frente do Eurogrupo?

Os ministros das Finanças da Zona Euro vão reunir esta quinta-feira para decidir qual será o próximo presidente do Eurogrupo, depois de Mário Centeno ter decidido não se recandidatar. Em cima da mesa há já vários candidatos para suceder ao antigo ministro das Finanças português: Nadia Calviño (Espanha) Paschal Donohoe (Irlanda) e Pierre Gramegna (Luxamburgo). Um destes três nomes será o quarto presidente do Eurogrupo, após Jean-Claude Juncker, Jeroen Dijsselbloem e Mário Centeno.

Governo reúne Conselho de Ministros

O Governo vai reunir-se esta quinta-feira em Conselho de Ministros. O encontro acontece uma semana depois de o Executivo ter decidido nacionalizar a posição de Isabel dos Santos na Efacec, justificando o “grande impasse acionista” que a empresa vive desde o final do ano passado, na sequência do processo Luanda Leks. Também na semana passada, o Governo chegou a acordo com os acionistas privados para passar a deter 72,5% do capital da TAP. Deverá haver conferência de imprensa durante o dia para anunciar o que foi aprovado pelo Executivo. Para já, desconhece-se que temas serão discutidos, mas um deles poderá ser o da manutenção do estado de calamidade em 19 freguesias da Grande Lisboa, como revelou ontem o primeiro-ministro, Antonio Costa.

FC Porto poderá sagrar-se campeão nacional

A três rondas do final do campeonato, o FC Porto poderá sagra-se esta quinta-feira campeão nacional. Para que isto aconteça, os “dragões” terão de vencer o jogo contra o Tondela, marcado para as 19h15 e esperar que o Benfica perca em Famalicão, jogo disputado às 21h30 desta quinta-feira. Nada está garantido. Caso os “encarnados” vençam ou empatem, a equipa liderada por Sérgio Conceição terá de esperar pelo menos mais uma jornada para, eventualmente, poder festejar o título.

Como evoluiu o mercado de trabalho nos EUA?

Ainda esta quinta-feira, o Departamento do Trabalho dos EUA revela os dados mais recentes relativos aos pedidos de subsídio de desemprego na última semana. Em junho, foram criados 4,8 milhões postos de trabalho, o que representa a maior subida mensal desde que a registo, ou seja, pelo menos desde 1939. As primeiras estimativas indicam que a taxa de desemprego terá caído para 11,1%, face à anterior taxa de 13,3%.

INE divulga inquérito da conjuntura ao investimento

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o inquérito da conjuntura ao investimento referente aos primeiros seis meses deste ano. Estes dados vão permitir aferir a evolução do investimento empresarial em Portugal, no primeiro semestre de 2020, que foi marcado pelo impacto da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião