Acusação no BES é “boa notícia”, diz Marcelo. “Mais vale tarde que nunca”
Apesar de o processo ainda ter demorado o seu tempo a chegar a este ponto, Marcelo Rebelo de Sousa defende que "mais vale tarde que nunca".
O Presidente da República reitera que a acusação apresentada pelo Ministério Público no âmbito do processo principal do designado “Universo Espírito Santo” é “uma boa notícia”. Apesar de o processo ainda ter demorado o seu tempo a chegar a este ponto, Marcelo Rebelo de Sousa defende que “mais vale tarde que nunca”.
Marcelo defende que “estamos a viver um bom período para a justiça portuguesa”. O “caso Tancos já foi para julgamento, a Operação marques está para despacho final sobre a instrução, que determina ou não envio para julgamento, a apresentação da acusação no caso BES é uma boa notícia”, enumera, em declarações transmitidas pelas televisões.
Perante o facto de que a acusação surge seis anos depois da queda do BES, Marcelo aponta que “tudo pode ser mais cedo, e é sempre o desejável, ou mais tarde”, sendo que tal por vezes acontece devido à colaboração com outros países. Ainda assim, defende que “mais vale tarde que nunca”, uma expressão que se aplica “ao caso BES e ao seu desejado julgamento”, bem como aos restantes casos que mencionou, do Marquês e de Tancos.
Para o Presidente, todos estes desenvolvimentos acontecerem “no espaço de alguns meses é muito positivo porque portugueses assim acreditam mais na Justiça”. “É muito importante que a justiça criminal, civil e fiscal, e administrativa sejam uma realidade na qual os portugueses possam acreditar”, acrescentou Marcelo.
O Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal deduziu acusação contra 25 arguidos, 18 pessoas singulares e 7 pessoas coletivas, nacionais e estrangeiras, no âmbito do processo principal do designado “Universo Espírito Santo”. Ricardo Salgado foi acusado de associação criminosa e corrupção.
(Notícia atualizada às 16h00)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Acusação no BES é “boa notícia”, diz Marcelo. “Mais vale tarde que nunca”
{{ noCommentsLabel }}