“Falta saber quem é o último beneficiário desta coisa”, avisa Rui Rio sobre venda da GNB Vida
O presidente do PSD reagiu à notícia de que a GNB Vida foi vendida pelo Novo Banco com um desconto de 70%, lembrando que "falta saber quem é o último beneficiário" da operação.
O presidente do PSD reagiu à notícia de que o Novo Banco vendeu a GNB Vida com um desconto de 70%. Numa mensagem publicada no Twitter, Rui Rio critica o Novo Banco porque “pagaram os contribuintes” a perda gerada pelo negócio e alertou que “ainda falta saber quem é o último beneficiário desta coisa”.
“Em 2016, no balanço do Banco Bom, a GNB Vida valia 620 milhões de euros. Em junho de 2019, tinha capitais próprios de 391 milhões de euros. Três meses depois, é vendida por 123 milhões de euros. As perdas, que dizem ser de 268 milhões de euros, pagaram os contribuintes. E ainda falta saber quem é o último beneficiário desta coisa”, atirou Rui Rio, num comentário a uma notícia do Público.
Tweet from @RuiRioPSD
O Público denunciou esta segunda-feira que o banco liderado por António Ramalho vendeu a GNB Vida com um desconto de 70% e indica que as autoridades portuguesas e europeias terão desvalorizado alegados indícios de ligação do comprador do ativo ao magnata do setor dos seguros Greg Lindberg, que foi condenado já este ano nos EUA por corrupção e fraude fiscal.
O Novo Banco assegura que o “preço final da transação foi o melhor” e a empresa, agora designada de Gama Life, garante não ter relação com o referido gestor.
A notícia voltou a atirar o Novo Banco para uma polémica, num dia em que o próprio PSD veio a público reagir à situação. “Começa a ser evidente que este caso terminará com uma comissão de inquérito parlamentar”, afirmou o deputado Duarte Pacheco em declarações à rádio TSF.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Falta saber quem é o último beneficiário desta coisa”, avisa Rui Rio sobre venda da GNB Vida
{{ noCommentsLabel }}